Vai viajar para o Sul? Confira 6 lugares incríveis para conhecer

Vai viajar para o Sul? Confira 6 lugares incríveis para conhecer

Brasil é cercado de belezas e encantos que estão espalhados por todas as suas regiões. Uma delas costuma ser, especialmente, o destino de muitos turistas que desejam conhecer cenários exuberantes do nosso país. Com certeza, você já ouviu falar em algumas das belas atrações que estão localizadas nessa região, como as Cataratas do Iguaçu, Gramado, Morretes, etc. Viajar para o Sul é vivenciar uma experiência única, que proporciona paisagens de tirar o fôlego.

A área é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O local tem suas peculiaridades e diversidades, portanto você nem vai acreditar que está mesmo no Brasil em alguns momentos.

Pensando nisso, vamos apresentar 6 opções de destinos para viajar para o Sul do país e as principais características de cada uma delas. Continue a leitura!

1. Cataratas do Iguaçu — Paraná

Eleita uma das 7 Maravilhas da Natureza e Patrimônio da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu merecem destaque em nossa lista. Esse passeio tornará sua experiência inesquecível e única.

As Cataratas estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, fundado em 1939. Trata-se do maior cenário de Mata Atlântica na região Sul do Brasil, sendo que o complexo tem uma grande biodiversidade, com raras espécies da fauna e da flora (algumas consideradas em extinção).

Porém, a atração principal continua sendo o complexo de Cataratas. Um conjunto de enormes cachoeiras, com mais de 250 quedas, e que, com seu volume de água gigantesco, esbanja imponência, deixando todos os visitantes maravilhados e extasiados com tamanho poder da natureza.

2. Gramado — Rio Grande do Sul

Gramado reúne surpresas e várias atrações para os turistas. A cidade está localizada na Serra do Rio Grande do Sul, é o maior centro turístico da região e costuma sediar diversos eventos, como congressos, seminários, festivais de cinema — Festival Brasileiro de Cinema; Festival Latino de Cinema — e Festival do Natal Luz etc.

As outras atrações também são muito conhecidas. Há um parque de neve indoor, conhecido como “Snowland, o Mini Mundo”, ideal para crianças, pois é rodeado de miniaturas e réplicas de paisagens. Entre os principais pontos que atraem visitantes, temos:

  • Museu de Cera Dreamland;
  • Harley Motor Show;
  • Lago Negro;
  • Cascata Véu de Noiva;
  • Aldeia do Papai Noel;
  • Igreja de São Pedro, além de muitos outros.

Por último, mas não menos importante: a cidade oferece uma gastronomia rica e saborosa, com a presença de variados restaurantes.

3. Morretes — Paraná

Morretes é uma cidade histórica e litorânea do Paraná. Ela é bastante famosa devido à sua arquitetura antiga, que representa a vida do Brasil colônia. Muitos edifícios da região foram preservados e estão praticamente intactos.

Dentre algumas atrações do local, há os Parques Estaduais: Pico do Marumbi, Graciosa, Saint-Hilaire/Lange e Pau Oco. Além disso, o local oferece várias opções gastronômicas, como o prato típico da região — o barreado, que é um delicioso cozido feito de carne bovina.

O passeio de trem para a cidade de Morretes é muito conhecido e costuma ser buscado pelos turistas ainda em Curitiba. Nele, atravessa-se a famosa ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Para chegar até o município, você pode optar pelo carro, passando pela Estrada da Graciosa, ou ir de trem, adentrando a Serra do Mar — local que ainda preserva a Mata Atlântica.

4. Praia do Rosa — Santa Catarina

A Praia do Rosa fica em Imbituba, no litoral sul do estado de Santa Catarina, em um município a cerca de 90 km de Florianópolis (o que dá por volta de uma hora viagem). Ela é bastante procurada por turistas e praticantes de kitesurf ou stand-up paddle, sendo famosa devido à sua beleza e ao mar agitado e com grandes ondas.

O acesso se dá por trechos de estrada de terra, já que ainda há poucas ruas pavimentadas que levam ao local. Lá, você ainda encontra uma variedade de restaurantes e lojas que vendem artesanato.

5. Parque Nacional de Aparados da Serra — Rio Grande do Sul

Aparados da Serra fica próximo ao município de Cambará do Sul, no limite entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O parque, inaugurado em 1959, é uma unidade de conservação brasileira e proteção da natureza. Ele está aberto para visitação durante o ano inteiro.

A região tem o maior complexo de cânions de toda a América do Sul e é cercada de paisagens deslumbrantes, formadas pela Mata Atlântica, por cachoeiras, vales profundos e quedas d’água com mais de 700 metros, além de formações rochosas que remontam a 130 milhões de anos.

O Cânion do Itaimbezinho é considerado a atração turística mais famosa do local. O clima da região costuma ser úmido e as temperaturas atingem, em média, 16 graus, variando conforme a época do ano.

6. Ópera de Arame — Curitiba

A Ópera de Arame é um anfiteatro muito conhecido por seu formato tubular, composto por tubos de aço, estruturas metálicas e um teto transparente. A construção está erguida sobre um lago artificial de 7.500 m², uma cascata com cerca 10 metros e uma rica vegetação.

Inaugurado em 1992, trata-se de um dos cartões-postais de Curitiba. Ele faz parte do conjunto do Parque das Pedreiras, sendo que seu palco conta com 480 m² e capacidade para cerca de 1.500 espectadores. Ali, são apresentados variados tipos de espetáculos cênicos e musicais, além de formaturas, congressos e simpósios.

Para chegar até o monumento, deve-se passar por uma ponte de ferro que fica acima do lago. O local é muito procurado por turistas devido à sua beleza e aos seus encantos. Vale a pena separar um dia para conhecer a região.

Viajar para o Sul do Brasil é uma excelente decisão e, com certeza, você não vai se arrepender. Para que tudo saia conforme o esperado, é muito importante criar um roteiro de viagem, listando todo o planejamento para antes e durante o passeio.

Assim, dá para aproveitar melhor todos os pontos turísticos que essa bela região tem a oferecer. Considere incluir os destinos acima em sua próxima viagem — você verá que vale a pena!

E então? Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos também conheçam as belezas da região Sul do Brasil!

Deixe uma resposta

Próximo artigoTasmânia: conheça um dos destinos mais exóticos do mundo!