Viagem Com os Filhos: 5 Destinos Para Visitar Nas Férias!

Viagem Com os Filhos: 5 Destinos Para Visitar Nas Férias!

Viajar para lugares exóticos e cheios de emoção é uma ótima pedida para uma viagem com os filhos. Essas escolhas ajudam a diversificar as experiências em família e geram memórias incríveis!

Lembre-se de adaptar o roteiro aos interesses das crianças quando estiver programando a próxima trip com elas. Animais, neve, brincadeiras nos rios, pássaros, florestas… Opções não faltam para entreter e encantar os pequenos é isso que você vai ver agora. Conheça 5 destinos para visitar nas férias!

1. Foz do Iguaçu, Brasil

Vamos começar por esse cantinho brasileiro que fica na tríplice fronteira no estado do Paraná. Foz do Iguaçu possui atrativos incríveis que podem ser aproveitados por pessoas de todas as idades. A começar, é claro, pelas Cataratas. As quedas d´água são impressionantes e o contato com a natureza encanta os visitantes.

Além disso, Foz possui o Parque das Aves, um santuário dedicado aos bichos. Lá você vai ver de perto os maravilhosos flamingos, araras coloridas, tucanos exuberantes e inúmeros outros pássaros. É uma experiência única.

Não bastasse toda essa magia do meio ambiente preservado, você ainda pode dar um pulinho com toda a família em dois países vizinhos: o lado argentino e o lado paraguaio. No primeiro, vale a pena comer alfajor com a turma, no segundo, aproveitar os eletrônicos que a meninada tanto gosta.

2. Ushuaia, Argentina

Já pensou em levar a meninada para conhecer os pinguins em seu habitat natural? Isso é possível em um lugar mais que especial da América do Sul, chamado Patagônia. Distribuída entre o Chile e Argentina, é nesse último que fica a cidade de Ushuaia.

Conhecida por ser a cidade mais austral do mundo e a terra do fogo e do gelo, Ushuaia é um lugar formidável para passar férias. A cidade é pacata e oferece diversos pontos turísticos selvagens. A observação de pinguins é só uma delas, mas é possível esquiar (nos meses de inverno), fazer caminhadas às margens do Canal de Beagle e navegar para contemplar o farol do fim do mundo.

O destino é ideal para a prática do turismo de aventura com trekkings até lagunas verdes hipnotizantes, cerros encravados no meio de florestas congeladas e cenários inacreditáveis. Tudo isso regado à comida boa e deliciosos chocolates quentes. A garotada vai amar!

3. Pantanal, Brasil

Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sediam a maior planície alagada do mundo. Nela, há a presença de três biomas riquíssimos: Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica. O resultado é a presença de centenas de animais selvagens, aves e milhares de tipos de plantas. Você já pensou em ir para o Pantanal?

Se não, comece a considerar a questão. O lugar atrai milhares de turistas todos os anos, principalmente estrangeiros, ávidos em apreciarem de perto esse nosso patrimônio natural.

O mais legal é que a programação inclui atividades para adultos e crianças. Um dos destaques da região é o safári noturno. Isso mesmo! Você não precisa viajar até a África para participar de um! Bem no coração do nosso país ele é realizado! E o melhor: sua família vai ver onças-pintadas, porcos do mato, antas, jacarés, tamanduás-bandeira e outros animais silvestres a poucos metros.

4. Pucón, Chile

Você quer aventura? Que tal um vulcão ativo? A pequena cidade de Pucón parece saída de um sonho: casinhas de madeira, água derretida das geleiras e um vulcão sempre cobertinho de neve e com direito a fumacinha no topo.

Distante quase 800 km da Santiago, Pucón preserva o que o Chile tem de melhor: culinária excelente, povo simpaticíssimo e belezas naturais de tirar o fôlego. O vulcão Villarrica é ativo e acessível por excursões que vão até a sua base ou ao topo. Esquibunda e teleférico são algumas atividades que sua família vai curtir muito.

Além disso, a cidade tem uma praia com areias negras formadas pelas erupções passadas do vulcão e também águas termais distribuídas em piscinas naturais que funcionam como spas. Uma delícia de férias!

5. Amazônia, Brasil

Até quando vamos ouvir defensores falando o quanto a nossa Amazônia é maravilhosa, se nós nem a conhecemos? Uma ótima maneira de conscientizar seus filhos sobre a importância da preservação ambiental é mostrá-los ao vivo o quão precioso é esse pedaço do nosso território.

A maior floresta tropical do planeta reserva aventuras inesquecíveis: passeios de barco para ver o encontro das águas dos rios Solimões e Negro, ver os botos cor-de-rosa, focagem noturna de jacarés, casas flutuantes, vitórias-régias e árvores centenárias.

A cidade de Manaus também tem agradáveis surpresas como o lindo Teatro Municipal e gastronomia envolvente. Para o roteiro ficar mais leve, você pode fazê-lo a bordo dos tradicionais ônibus de turismo de dois andares que já vêm com audioguia e são seguros e confortáveis.

Cuidados ao viajar com crianças

Todos esses destinos maravilhosos citados são extremamente turísticos e possuem infraestrutura para receber bem qualquer visitante. Mas, viajar com crianças sempre exige uma atenção maior.

Para nenhum deles é preciso alguma vacina específica, exceto para a Amazônia, que é recomendado tomar contra a febre amarela 10 dias antes do embarque. Portanto, você precisa se preocupar com três pontos específicos da viagem com os filhos.

Documentação

Crianças desacompanhadas de um dos pais precisam portar a autorização do genitor que não está no embarque para destinos internacionais. Para o Brasil, não é necessário, desde que a criança esteja com um RG que comprove a filiação de uma das pessoas. Por falar em Identidade, para países da América do Sul ela é obrigatória e precisa ter foto recente na ausência do Passaporte.

Roupas e acessórios adequados

Eles são primordiais para evitar que as crianças adoeçam por conta do frio ou calor excessivo. Em passeios para Patagônia e Pucón, invista em roupas de frio adequadas para as baixas temperaturas. Não se esqueça dos acessórios para manter aquecidas as extremidades do corpo, como luvasgorros e botas.

Já para a Pantanal, Foz e Amazônia, use tecidos leves, protetor solar, repelenteóculos escuroschapéus ou bonés e muito líquido.

Seguro viagem

É importantíssimo, mesmo que o país de destino não exija, como é o caso dos nossos vizinhos Chile e Argentina. Ainda assim, invista em um bom seguro viagem para toda a família e fique tranquilo nos destinos mais exóticos durante as atividades de aventura.

Uma viagem com os filhos é uma experiência que vale sempre a pena repetir. É uma grande oportunidade de estreitar os laços, compartilhar vivências e aproveitar ao máximo quem a gente ama. Assine a newsletter do Pé na Trilha e receba conteúdos e dicas incríveis sobre o turismo de aventura.

Próximo artigoDescubra 5 lugares para fugir do carnaval e encontrar tranquilidade