Local Para Montar Acampamento

Veja 6 Dicas de Como Escolher o Local Para Montar Acampamento

Um conhecimento essencial na vida de um aventureiro é saber como montar um acampamento. Seja em meio ao trekking ou à escalada, ou mesmo um local diferente para onde viajar, saber como se virar para passar uma noite segura e confortável é importante para quem gosta de atividades na natureza. Para ajudar você nisso, hoje vamos apresentar dicas de como escolher o melhor local para montar acampamento, deixando você preparando para encarar suas próximas aventuras.

Invista em equipamento de qualidade

Diferente do hemisfério norte, o Brasil possui um clima tropical úmido. E dependendo da estação e região é comum enfrentar noites e dias de chuva e até tempestades inesperadas. Assim, recomendamos que você procure por barracas mais resistentes a água, com pelo menos 1.200 mm de coluna d’água e com costuras seladas.

O terreno do local para montar acampamento

Além de uma boa barraca, é essencial escolher um lugar adequado para montá-la. O terreno deve ser o mais plano possível, o que evitará que você acorde espremido em um canto de sua barraca —acordar desse jeito é uma forma nada divertida e bastante dolorida de começar um dia de atividades. Certifique-se também de que não há pedras ou protuberâncias no terreno abaixo de sua barraca, que podem incomodar na hora de dormir e ou arranhar e até rasgar o piso da barraca. Áreas planas cobertas por grama ou areia são duas das melhores escolhas de local para montar acampamento.

Cuidado com o sol

Nada mais chato do que ser acordado pelo sol dentro da sua barraca, pode apostar! Se possível, procure montar a sua barraca numa posição em que você possa escapar dos raios solares das primeiras horas da manhã.

Se for montar um acampamento por mais de uma noite no mesmo local, procure proteger a barraca com uma lona para evitar a exposição direta do sol ou se for o caso desmontá-la durante o dia. Acredite, o sol e a umidade, são os principais inimigos da sua barraca.

Evitando a chuva e o vento

O dia pode estar lindo durante a trilha mas, na hora de se preparar para a noite, você deve se certificar de que mudanças bruscas no tempo não atrapalharão seu acampamento. Para isso, jamais monte sua barraca próxima a algum morro, o que causará um acúmulo de água perto de seu abrigo caso chova. Preste atenção, também, na direção do vento, e mantenha as portas e janelas da barraca na direção oposta a ele  — se um vento forte atingir sua barraca enquanto a porta está aberta, ela será levada, principalmente se não estiver bem fixada ao solo.

Outra ótima ideia é fazer uma pequena vala ao redor de sua barraca. Assim, se chover, a água será acumulada ali e não passará por baixo de seu abrigo.

Cuidado com os arredores

Certifique-se de que seu acampamento não está próximo a elementos instáveis como árvores mortas e pedras soltas. Por mais que, na hora de montar as barracas, os itens pareçam imóveis, qualquer vento ou mudança climática pode provocar uma queda ou desmoronamento.

Se estiver num acampamento selvagem cuidado com as companhias indesejadas. Assim, antes de partir procure se informar sobre as espécies de animais silvestres que poderão ser encontradas na região.

Proteja sua privacidade

Ter outras pessoas acampando por perto pode ser interessante, especialmente se você não tiver muita experiência na natureza. Contudo, é preciso evitar que seu grupo invada o espaço de outro. Se o primeiro local ideal que você encontrou já tem muitas pessoas por perto, ou é próximo à trilha, não hesite em buscar outro local  — sua experiência na natureza será muito mais interessante e você pode encontrar um local ainda melhor! Da mesma forma, se você estiver acampando com um grupo grande de pessoas, procure um local para montar acampamento que seja espaçoso, garantindo o conforto de todos.

Gostou das nossas dicas? Quais são seus cuidados na hora de acampar? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Acertar no equipamento faz toda diferença na hora de acampar. Adorei a postagem.

  2. fernanda almeida

    boa noite!
    Eu nunca acampei e morro de vontade, queria uma dica de lugar para acampar, vcs podem me ajudar? bjs…

Próximo artigoViagem em Família? Veja 4 Opções Para Você Relaxar e se Divertir.