Saiba tudo sobre a Maratona do Saara e veja o que levar

Saiba Tudo Sobre a Maratona do Saara e Veja o Que Levar

Correr é muito mais do que um exercício de velocidade ou resistência. É uma atividade que traz um grande bem-estar físico e mental. Na verdade, essas duas condições têm que andar juntas, principalmente para as competições mais desafiadoras. Falando em provas, você já conhece a Maratona do Saara? Então, prepara-se para conhecer a maratona mais difícil do mundo!

O deserto se estende por vários países do norte africano e a Maratona do Saara acontece no sul do Marrocos. A prova inteira é um grande desafio, graças às dunas enormes e o calor de 50ºC da região. Ao todo, são 246 km percorridos pelos atletas durante 7 dias. As etapas têm 33, 38, 81, 42 e 15 quilômetros cada. A vantagem? Além da superação pessoal, as paisagens magníficas do deserto.

Ficou curioso? Acompanhe este post e saiba todos os detalhes dessa disputa inspiradora, que faz parte do Ultra Trail World Tour, o circuito mundial de ultramaratonas!

Conheça os maiores desafios da Maratona do Saara

Uma batalha entre a mente e o corpo. Poderíamos resumir assim a Maratona do Saara. São muitos os fatores externos e internos que dificultam ainda mais o trajeto.  Entenda os principais:

Calor

A Maratona do Saara geralmente acontece entre março e abril, em Marrocos. Esses meses sinalizam o final do inverno e início da primavera. Ainda assim, a temperatura chega facilmente a 50ºC.

Vento

Sempre no começo da primavera, o deserto recebe mais ventos do que em outras épocas do ano. Eles podem chegar a 100 km/h, formando o que chamamos de tempestade de areia.

Frio

O que muita gente não sabe é que, no deserto, as temperaturas noturnas caem muito em relação ao dia. Quando o sol se põe, o termômetro nessa região esfria e fica na casa dos 5ºC.

Fator psicológico

Na 32ª e última edição da prova, que ocorreu em abril de 2017, 1167 competidores participaram da maratona. Durante o percurso, muitos desistiram, o que pode influenciar quem ainda estava competindo. O seu psicológico precisa ser mais forte do que as dores e do que a vontade de parar.

Peso

Durante todos os 246 km, cada atleta leva a sua própria mochila, com todos os acessórios e comidas para os 7 dias da Maratona do Saara. A exceção fica por conta da água, que é fornecida pela organização: 1,5 litro a cada 10 quilômetros de prova. Com isso, o peso médio da bagagem fica entre 8 e 10 kg.

Veja o que levar para a prova

O regulamento é claro: a mochila deve ter entre 6,5 e 15 kg. Para quem vai correr 246, km cada grama influencia no rendimento. Por isso, é importante se programar bem para que não falte o necessário para a sobrevivência, nem pese demais o ponto de atrapalhar a corrida.

Itens obrigatórios

A organização da Maratona do Saara tem uma lista dos itens que todo atleta é obrigado a levar para os 7 dias de prova. Veja quais são:

Sinalizador de fumaça

Esse acessório é importante nos casos em que o atleta se perde no deserto (algo relativamente comum). Ele deve ser ativado pelo competidor e, nessas situações, o competidor é desclassificado.

Canivete

Serve para vários tipos de emergência. Mas lembre-se: quanto mais funções o canivete tiver, mais pesado será. Procure por materiais leves e inoxidáveis.

Aplicação antivenenosa

No deserto existem muitas cobras e algumas são venenosas. Por isso, a organização da Maratona do Saara obriga todos os competidores a portarem uma aplicação contra os venenos do animal.

Saco de dormir

Os modelos elásticos são ideais. Alguns sacos de dormir permitem que o tecido se expanda para dar mais movimento e conforto. O atleta deve evitar os que criam bolsões de ar, pois assim o corpo não precisa gastar energia para se manter aquecido. Novamente o peso deve ser avaliado.

Roupas

Durante a maratona, o atleta precisa proteger o corpo do sol, mas de uma forma que possa transpirar — afinal, estamos falando de 50ºC. Quando chega à noite, ele tem que se proteger do frio. Por isso, roupas adequadas para ambas as ocasiões são essenciais para o sucesso na maratona. A parte de cima da vestimenta deve ter uma bandeira da nacionalidade do atleta em cada ombro.

Itens livres

Além dos itens obrigatórios, outros objetos também são importantes na Maratona do Saara. Veja abaixo como escolher as melhores opções para competir:

Tênis

Sem dúvida ele é o item crítico de toda a maratona. Os melhores são os modelos para corrida de rua e os que já vêm com polainas e meias de fábrica. O tênis precisa ser leve, confortável e, de preferência, sem cadarços.

Mochila

Tão importante quanto o tênis, a mochila fará a diferença para qualquer competidor. Ela precisa ser confortável, ter uma boa relação entre peso e volume, distribuir bem a carga e ter um ótimo sistema de hidratação. A mochila também precisa ter compartimento para saco de dormir, malha leve e alças delicadas, evitando muitos ferimentos durante a competição.

Produtos de higiene

Mesmo em uma maratona tão dura, os atletas ainda precisam se lembrar de manter a higiene pessoal em dia. Por isso, muitas pessoas cortam os cabos das escovas de dente para que fiquem mais leves e outros abrem mão de desodorante, creme dental, cueca e tudo a mais que vai pesar.

Comida

A quantidade de calorias ingeridas também é orientada pela organização. O mínimo é 14 mil calorias, bem abaixo do que em outras condições seria exigido. Tudo isso em pó, carboidrato e proteínas para diminuir o peso.

Acessórios

Protetor solar e óculos de sol são acessórios indispensáveis. Há também o chapéu, que deve cobrir toda a cabeça, orelhas e pescoço e é feito de tecido que bloqueia os raios solares. Alguns lenços ainda servem para os atletas se protegerem das tempestades de areia.

Outros

Os participantes também recorrem a alguns truques para manter o corpo com mais energia. As cápsulas de sais conhecidas como eletrolights ajudam na hidratação. Ainda são fundamentais:

  • gel para bolhas nos pés;
  • bússola;
  • apito para pedir ajuda (caso seja necessário);
  • espelho;
  • álcool em gel;
  • papel toalha;
  • lanternas de cabeça e spot;
  • um pequeno aparelho que manda a localização exata do atleta por meio de sinais via satélite.

Em 2018, a Maratona do Saara será realizada no dia 26 de fevereiro. Quem deseja participar pode chegar ao Saara por um vôo fretado pela organização da maratona. A saída está programada para o dia 24 de fevereiro, em Madrid, na Espanha. Agora que você já sabe tudo o que você precisa levar para enfrentar a Maratona do Saara, é só começara treinar e encarar a prova. Já imaginou a sensação de superar todos esses desafios? É indescritível!

E você, gosta de locais extremos e desafiadores? Então permaneça no blog e confira a Cordilheira dos Andes, um destino que você precisa conhecer!

Deixe uma resposta

Próximo artigoVeja 2 Destinos Incríveis Para Aventuras de Fim de Ano