O que é halo solar? Saiba tudo sobre o maravilhoso fenômeno!

O Que é Halo Solar? Saiba Tudo Sobre o Maravilhoso Fenômeno!

Se você já admira a beleza do arco-íris, imagine se ele se formasse ao redor do Sol? Isso não somente acontece como tem um nome específico: halo solar. O fenômeno forma um círculo multicolorido em volta do astro rei e é responsável por deixar o cenário ainda mais bonito. Em alguns casos, ele pode aparecer duplamente. Já pensou? 

O que mais chama a atenção no halo solar é a sua beleza. A intensidade das cores depende muito da localização do observador, mas há casos que elas são vivas e incríveis. Porém, o fenômeno é considerado raro por especialistas: é preciso ter as condições exatas e muita sorte para apreciar um. Saiba mais!

Belezas do halo solar

Quando ele aparece chama a atenção das pessoas, que tiram fotos e filmam o fenômeno. O Sol com bordas coloridas e vibrantes é algo que encanta e causa curiosidade. Ele costuma dar o ar da graça em períodos secos, quando o céu está sem nuvens muito densas. Isso facilita a observação do fenômeno que, em contraste com o céu azul, fica ainda mais belo e admirável.

No Brasil, foram registrados recentemente halos solares na capital federal, Brasília; na cidade de Rio Bananal, no Espírito Santo; em Pindorama do Tocantins, no Tocantins; e no município de Camamu, na Bahia. Um espetáculo para os moradores dessas regiões que registraram tudo por meio de celulares e câmeras. Em pouco tempo, as redes sociais estavam cheias de referências aos anéis coloridos.

Formação do halo solar

O halo solar é um fenômeno óptico que acontece na troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, com espessura de 12 km podendo alcançar até 17 km de altura. Para que ele se forme é preciso algumas condições.

A primeira é que haja cristais de gelo na atmosfera terrestre, pois são eles que vão funcionar como espelhos das luzes, causando a dispersão dos raios solares. Portanto, quando a luz do Sol é refletida e refratada por esses gelos minúsculos acontece o fenômeno.

Essa refração é quando há uma mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um lugar para outro. Nesse caso, são os cristais presentes na atmosfera que fazem esse desvio. Eles funcionam como pequenos prismas que recebem a luz branca e a dividem em cores primárias. Daí surge uma espécie de arco-íris, que é bastante apreciado.

Embora algumas pessoas relacionem o halo solar à chuva, especialistas garantem que a formação do círculo colorido ao redor do Sol nada tem a ver com a possibilidade de precipitações. Diferentemente do arco-íris, que é inerente à água.

Duas curiosidades merecem ser compartilhadas. A primeira é que o halo solar não é redondo por causa do formato do Sol e sim porque os cristais de gelo são hexagonais e acabam refletindo a luminosidade em forma de círculo. A segunda é que o halo também pode ser do tipo lunar, embora seja mais difícil sua percepção por conta da escuridão, o que acaba apagando um pouco o colorido do arco-íris em forma de disco. Os motivos para a ocorrência são os mesmos do solar.

Significado místico do halo solar

Todo fenômeno raro da natureza tem várias interpretações — com o halo não poderia ser diferente. Algumas crenças fazem menção a ele. Veja.

Se você pensar bem, o halo não é algo novo, ele está presente nas religiões. Você já observou a cabeça dos anjos e santos na arte sacra? Sempre tem uma luz circular que nada mais é que um halo. Nesses casos, os halos são altas energias que demonstram contato com algo que vem do alto, divino. Quanto mais reluzente, mais potência.

Já os maias registraram em seus antigos escritos que o halo era sinal de maus presságios para a humanidade, relacionado às grandes catástrofes envolvendo doenças ou colheitas prejudicadas devido à seca. Os espiritualistas também seguem essa linha mais calamitosa: fim dos tempos, chuvas devastadoras, países em caos…

Observação segura dos fenômenos solares

Independentemente das crenças, o halo solar é um fenômeno de beleza impressionante e merece ser admirado. No entanto, você precisa saber os cuidados que deve tomar ao observar diretamente o astro.

Assim como a nossa pele, os olhos precisam de proteção contra os raios solares. E quando partimos para observar especificamente o Sol, é indicado o uso de filtros especializados que reduzem a radiação nas formas de ultravioleta, visível e infravermelha.

Mesmo com a proteção adequada, não é indicado que você passe longos minutos em exposição direta. Especialistas recomendam a observação por projeção, que é mais segura e confortável.

Para o dia a dia, o uso de bons óculos é suficiente para proteger sua visão. Conheça alguns modelos do mercado:

Lentes polarizadas

Alguns óculos são feitos com lentes polarizadas, isso significa que há sobreposição de duas peças de lentes de policarbonato em um filme polarizado. Esse filtro de moléculas polarizadoras funciona como uma supressão à reflexão de luz. Esse tipo de tecnologia é um padrão para esportes aquáticos no mundo inteiro.

Hastes flutuantes

Pensando nesse mesmo segmento de esportes de aventura, alguns óculos possuem hastes feitas com material flutuante. Na prática, se o dono cair na água e a correnteza levar o acessório para longe, ele não vai afundar e fica muito mais fácil encontrá-lo. Uma boa ideia, não?

Óculos para bebês

Não pense que proteção ocular é assunto de adultos. No mercado, há ótimas opções para crianças de zero a 18 meses. Os bebês praticamente não têm pigmentos protetores e suas pupilas são transparentes. Os óculos para essa faixa etária não caem do rosto, são flexíveis e não quebram.

Óculos polares

Mesmo na neve seus olhos precisam de proteção contra os raios solares, que se refletem sobre a superfície branca e atingem diretamente suas pupilas. Por conseguinte, óculos polares são acessórios indispensáveis para quem adora montanhatrekking e escaladas.

Agora que você sabe o que é halo solar, o que diz a ciência, o misticismo envolvido e como se manter protegido ao apreciá-lo, deixe nos comentários se você já viu algum fenômeno raro da natureza.

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Kiko Lauvian

    Hoje dia 04 de Janeiro de 2019, por volta das 11 horas da manhã, aconteceu esse fenômeno aqui na minha Cidade Toritama PE, conhecida Capital do Jeans, tirei fotos e filmei,
    É realmente um espetáculo muito lindo!!! Um forte abraço! assina: Kiko Lauvian

  2. Maria Stela Campi

    Que privilegio poder observar essa maravilha. Semana começa bem e acaba melhor ainda com Eclipse Lunar dia vinte e sete de julho. Boas observações…

Próximo artigoBota Impermeável: Confira os Cuidados a Mais Com Ela