Esportes Radicais Para Praticar em Família

Quem foi que disse que aventuras e esportes radicais não podem ser praticados em família? Se você associava os termos “radical” ou “aventura” a algo perigoso, está na hora de rever um pouco esse conceito. Desde que tomadas as devidas medidas de segurança, qualquer esporte radical pode ser completamente seguro — e não menos divertido.

E, com a tamanha diversidade geográfica que o Brasil possui, opções de lugares divertidos para se aventurar e para agradar a toda a família — desde as crianças até os avós — é o que não falta.

Que tal, nas próximas férias, apostar em uma aventura em família? Confira agora a nossa seleção com 4 dicas de esportes radicais para a família toda curtir junto e se aventurar:

1. Caminhada na Chapada Diamantina

Caminhada na Chapada Diamantina

Chapada Diamantina, que fica na Bahia, é uma região de serras e uma das mais belas paisagens de todo o Brasil. As veredas e os chapadões que compõem o lugar são o cenário perfeito para fazer caminhadasinesquecíveis enquanto contempla uma vista maravilhosa.

Lá, é possível escolher entre diversos roteiros de caminhada que podem variar de 1 até 12 dias de duração. A escolha do roteiro, é claro, depende da sua disposição e do pique da sua família, além da vontade de dormir acampado o que, aliás, é uma boa opção de aventura em família.

A paisagem da Chapada Diamantina ainda é composta por rios, grutas, cânions, cavernas, cachoeiras, mata cerrada e muitas outras belezas naturais.

Um bom ponto de partida para explorar esse pedacinho do paraíso é a cidade de Lençóis, localizada também na Bahia, onde é possível encontrar diversos profissionais capacitados para guiar você e toda a sua família nessa aventura.

Se for escolher a Chapada Diamantina como o seu próximo destino de viagem, é muito importante estar atento à época do ano do passeio, pois o verão e a primavera são épocas de chuvas fortes.

Além das caminhadas, também é possível se aventurar em outros esportes radicais que podem ser praticados no local, como:

  • rapel;
  • tirolesa;
  • passeio de barco;
  • exploração de cavernas.

2. Arvorismo no Sítio Arcobaleno

Arvorismo no Sítio Arcobaleno

O arvorismo é um esporte cujo objetivo é atravessar plataformas montadas há muitos de metros de altura que ligam uma árvore a outra, passando por diversos tipos de obstáculos, como escadas, tirolesas e pontes suspensas.

Existem diversos lugares no Brasil para praticar o arvorismo, entre eles o Sítio Arcobaleno, localizado na região serrana do estado do Espírito Santo, na cidade Venda Nova do Imigrante. Ele é um dos maiores parques destinados a esse tipo de esporte radical de toda a América Latina.

Claro, há também outros lugares muito legais onde você pode se aventurar com a família no arvorismo, como:

  • o Parque Paraty, no Rio de Janeiro, que possui percursos especialmente criados para os pequenos;
  • e a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, onde, além do circuito de arvorismo, é possível fazer um voo de tirolesa de 300 metros de distância tendo como vista o belíssimo mar da Praia da Ponta do Madeiro.

Para que a sua aventura no arvorismo seja perfeitamente segura, principalmente para os pequenos, é importante tomar alguns cuidados como:

  • verificar as condições da árvore e entorno dela;
  • não realizar a atividade em dias com chuva, raios e ventos fortes;
  • sempre utilizar os equipamentos de segurança, como polias, capacetes e cadeirinhas;
  • verificar as condições e a procedência dos equipamentos de segurança;
  • contar com a orientação de um profissional experiente.

3. Canoagem no litoral brasileiro

Canoagem no litoral brasileiro

A canoagem é um esporte náutico com o objetivo de colocar o homem mais próximo da natureza e cujos acessórios são tão pequenos que encurtam a distância entre a água e o praticante, tornando a aventura muito mais intensa.

Como o Brasil possui uma longa costa litorânea, encontrar um lugar para se aventurar na canoagem não é uma tarefa muito complicada. O país é repleto de rios, lagos, represas e barragens. Na região de Santos e Guarujá, no litoral paulista, por exemplo, há locais especializados para a prática de canoagem.

Uma questão que gera muita dúvida entre os interessados nesse tipo de aventura é se quem não sabe nadar pode praticar canoagem. A resposta é “sim”, desde que os devidos cuidados sejam tomados:

  • certifique-se de que o praticante, mesmo não sabendo nadar, sinta-se seguro o bastante para praticar o esporte na água;
  • não subestime os equipamentos de segurança, como cordas, coletes salva-vidas e caiaques infláveis para resgate;
  • conte com o acompanhamento de um instrutor treinado.

4. Rafting em Brotas

Rafting em Brotas

Brotas, a capital da aventura, é um município localizado no estado de São Paulo e que oferece um menu tão sensacional de roteiros de rafting que é capaz de agradar desde o mais viciado em adrenalina até aqueles mais medrosos.

Por ali, você encontra opção de aventura para toda a família, entre elas:

  • rafting para crianças;
  • rafting radical com rio cheio, corredeiras fortes e quedas de até 3 metros de altura;
  • rafting em noite de lua cheia;
  • rafting em botes para apenas 3 pessoas.

Um passeio de rafting geralmente dura de 3 a 4 horas e é uma excelente opção de aventura em família. Porém, é preciso estar atento a algumas questões de segurança:

  • usar os equipamentos de segurança durante todo o tempo;
  • seguir atentamente as instruções do profissional que acompanhará o percurso;
  • jamais tentar ficar de pé no bote;
  • conhecer as técnicas de resgate para o caso de cair na água.

Há uma série de esportes radicais em que você e a sua família podem se aventurar juntos. Que tal reunir todo mundo e sair nas próximas férias para despertar o espírito aventureiro?

Além das opções que citamos neste post, existem diversos outros esportes que são como uma injeção de adrenalina — a exemplo da tirolesa. Ainda existe a opção do acampamento, que sempre anima as crianças e pode ser realizado em lugares com paisagens incríveis!

Então, gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e veja mais quem se interessa por embarcar nessa aventura com você!

Deixe uma resposta

Próximo artigoGuia da Sobrevivência na Floresta 5 Formas de Purificar Água