Escalada esportiva: entenda o que é e como começar!

Se você é do tipo de pessoa viciada em adrenalina e que adora aquela sensação de frio na barriga, então a escalada esportiva foi feita para você! Esse esporte tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, e não é para menos, já que tem um estilo mais aventureiro e a possibilidade de ser praticado nos mais diversos ambientes. Ficou interessado em mais detalhes? Então não deixe de acompanhar a postagem de hoje.

O que é escalada esportiva, afinal?

A escalada esportiva, como o próprio nome leva a entender, é a prática de escalada considerando técnicas e movimentos de montanhismo. Ela pode ser praticada individualmente e em grupo, tudo dependendo muito da sua preferência pessoal e estilo de vida.

A prática surgiu na década de 70, quando um ucraniano começou a escalar pedras na parede do seu quarto para realizar um treinamento físico. A ideia acabou se expandindo entre os escaladores profissionais e logo recebeu o nome de escalada esportiva.

A prática exige muita força e concentração, afinal de contas, a tarefa não é das mais fáceis. Convenhamos: pode não ser nada fácil escalar altas pontos e ainda superar os desafios que podem aparecer, como baixa aderência e os obstáculos durante o percurso. Ainda assim, a prática tem conquistado um grande número de adeptos, proporcionando uma sensação de prazer incrível.

Quais são os tipos?

A escalada pode acontecer em diversos lugares e, por conta disso, pode ter perfis bem diferentes. A de bloco, por exemplo, é a escalada de uma rocha ou muro de treino, exigindo muita força física. Ela é a mais comum e você provavelmente já se deparou com alguém fazendo essa em diversos ambientes, até mesmo no shopping.

Além dessa primeira opção (de bloco), existe também a escalada artificial. Nesse caso, o escalador explora aparelhos como os móveis e grampos que têm o objetivo de auxiliar a progressão. Independente de qual dos dois você prefira, vai precisar investir em alguns equipamentos básicos. Entre eles estão: cordas, capacete e sapatilha de escalada.

Onde praticar?

Como você deve imaginar, a prática pode ser feita em diversos lugares. A modalidade tem ganhado muita força dentro das academias, pois eles lugares conseguem promover uma segurança maior. Dessa forma, fica bem mais fácil desenvolver movimentos difíceis sem medo de sofrer alguma queda e cair de cara no chão, o que ajuda muito o desempenho. Esse modelo é também conhecido como “escalada indoor”.

Os muros artificiais são outra forte tendência, bem diferente daqueles que escalam rochas e ambientes naturais. Como tem um acesso bem mais fácil e um curso reduzido, essa medida tem atraído muitas pessoas. Depois dessa prática por algum tempo, muitos praticantes acabam evoluindo e investindo na escalada de paredes rochosas ou montanhas.

Quais os benefícios?

Essa prática pode trazer muitos benefícios para os aficionados desse esporte. Conheça alguns deles:

Aumenta a resistência muscular

Os músculos são constantemente estimulada pelos praticantes desse esporte. E não é para menos, já que a escalada exige muito. Pare e pense como as pernas precisam ter força para segurar todo o corpo. E não é só isso, já que as mãos devem ser igualmente fortes, pois elas são as responsáveis por “puxar” o movimento e provocar a subida do corpo. O resultado disso é um grande desenvolvimento dos músculos e da explosão muscular.

Controle de peso

Praticar atividades físicas e se exercitar com regularidade ajuda muito a controlar o peso. Como a prática de escalada esportiva é intensiva, a queima calórica é muito alta, o que ajuda muito a queimar os quilos a mais e controlar o peso.

Melhora a consciência corporal

Praticar um esporte que exige tanto do corpo corpo também traz ganhos incríveis. É muito comum que os participantes tenham uma noção do espaço mais aguçada, assim como uma coordenação motora mais efetiva.

Desenvolve o equilíbrio

Para se desenvolver nesse esporte, é muito importante ter equilíbrio. Nada mais natural, já que a queda pode significar uma “derrota” e a necessidade de começar tudo de novo. Com equilíbrio fica bem mais fácil se desenvolver e alcançar voos maiores.

Controle das emoções

A prática de escalada também trabalha diretamente com os aspectos fisiológicos que atingem todos os seres humanos, como concentração, foco, atenção e até o medo. Você precisa estar constantemente concentrado e controlar o medo para conseguir ser bem-sucedido. Convenhamos: esse é um grande benefício desse esporte, não é?

Alivia o estresse e promove o bem-estar

A prática de atividades físicas traz ganhos incríveis e não é diferente no caso da escalada. Como libera endorfina, o hormônio responsável pelo bem-estar, é muito comum ver praticantes que sentem uma grande satisfação – física e mental. Eles estão constantemente motivados e realizados (antes e depois da prática).

Como você pode perceber: existem motivos de sobra para praticar a escalada esportiva.

Onde aprender?

Agora que você já sabe todas as vantagens que esse esporte pode trazer, deve estar se perguntando por onde começar, certo? Se você quer levar a prática realmente a sério, pode procurar por instituições ou espaços que ensinem para os iniciantes, pois assim você fica mais confortável nesse começo. Essa é uma maneira de se familiarizar com mais facilidade e entender todos os detalhes desse esporte.

E não precisa se preocupar: você consegue encontrar um lugar por perto de você, principalmente se você vive em uma cidade grande. Vale lembrar que é bom se certificar se esse ambiente é sério e se oferece todos os equipamentos de segurança. Por mais agradável que seja, esse esporte não é brincadeira e deve ser levada a sério, usando os equipamentos corretos e se hidratando sempre.

Para começar, você pode fazer contato com a Casa de Pedra, 90 graus ou, se preferir, com a Associação Brasileira de Escalada Esportiva. Agora ficou fácil, não é?

Agora que você já tem um panorama geral sobre esse esporte, pode começar a praticar e sentir como a sensação de conquista é maravilhosa. É bem provável que você se encante e também se torne um adepto da escalada esportiva. Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre esse e outros esportes com um perfil mais radical, então não pode deixar de assinar a nossa newsletter. Assim você recebe tudo diretamente no seu e-mail. Nos encontramos por lá!

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Raphael

    Olá! Tudo bom?

    Como faço para propor uma pauta?
    É sobre Escalada.

    Brigadão

    • PNT

      Olá, Raphael!

      Sugestões de pautas são sempre bem vindas! Envie por aqui nos cometários mesmo para que direcionemos para o time de redação 😉

      Agradecemos pelo comentário!

Próximo artigoComo se preparar para fazer um mochilão de viagem pela Europa?