Deserto do Atacama

Deserto do Atacama: Conheça Mais Sobre o Mais Alto e Árido do Mundo

Iniciando a vida de aventureiro? Buscando um destino próximo e barato? Então, uma ótima pedida é o Deserto do Atacama, no Chile. O deserto mais árido do mundo promete muita aventura e paisagens sensacionais. Saiba mais sobre esse destino inesquecível no post de hoje!

O deserto mais árido do mundo

Elevando-se a 2.440 metros acima do nível do mar, o Deserto do Atacama fica ao norte do Chile. Conhecido por ser o deserto mais alto e mais seco do mundo, sua paisagem é simplesmente única. Durante o passeio, você verá vulcões, montanhas, geysers, dunas, vales, lagos e formações rochosas incríveis. Uma jornada verdadeiramente inesquecível.

Alcançando o Deserto do Atacama

A cidade base para quem visita o Deserto do Atacama é a pequena San Pedro de Atacama, toda voltada ao turismo. Você pode começar a viagem pelo Chile, pela Bolívia ou pela Argentina.

Partindo de Santiago, a capital chilena, você pode chegar a San Pedro de Atacama de avião, ônibus ou carro. De avião, você chegará no aeroporto de Calama, que é o mais próximo do deserto. Há duas companhias aéreas que fazem o trajeto entre as cidades, em voos frequentes que duram cerca de duas horas. Você pode comprar sua passagem pela internet ou na hora.

De Calama, você pode alcançar San Pedro pegando um táxi até o centro da cidade e, lá, um ônibus (opção mais barata, mas também mais demorada). A alternativa mais prática é utilizar o transfer disponibilizado pela empresa Licanbour. O transfer tem opções frequentes de horário e possui um quiosque dentro do aeroporto.

O ônibus é uma opção mais barata, mas gasta muito tempo — são 24 horas de viagem de Santiago até San Pedro de Atacama!

Uma opção para quem quer começar a aventura ainda em Santiago é percorrer o caminho até o deserto de carro ou de moto. As estradas do Chile são boas, a paisagem será belíssima e você terá a liberdade de parar onde e quando quiser.

Se você quiser conhecer a Bolívia, pode partir de lá até o Deserto do Atacama através de um pacote, adquirido em uma agência de viagens, que levará você através do Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. São três dias incríveis de viagem.

Da Argentina, as melhores opções para chegar a San Pedro de Atacama são as cidades de Salta e de Jujuy. A jornada levará cerca de doze horas e cruza a Cordilheira dos Andes, alcançando a base do vulcão Licancabour.

Preparação e aventura

Leve roupas de frio! As noites e madrugadas no deserto são geladas. Escolha roupas casuais e confortáveis e calçados bons e fortes para a caminhada. Não esqueça dos chapéus ou bonés, dos óculos de sol e do protetor solar!

Compre suas passagens do Brasil até o país escolhido com antecedência. Faça suas reservas de hospedagem em San Pedro também com antecedência, pois a cidade está sempre lotada de turistas! Os pacotes para os passeios pelo deserto podem ser adquiridos nas agências quando você chegar na cidade.

Recomendamos que você fique pelo menos quatro dias no Deserto do Atacama. Assim, você terá tempo de conhecer os lugares que mais lhe interessem e aproveitar basante essa viagem inesquecível.

O Deserto do Atacama promete um ótimo passeio em qualquer época do ano. Entre março e maio e entre setembro e novembro são épocas particularmente agradáveis para conhecer a região, pois as temperaturas são mais amenas durante o dia e não caem tanto durante a noite.

Essa viagem certamente será inesquecível! Já foi para lá? Do que você gostou mais? Já está planejando a viagem? Deixe seu comentário e conte tudo para nós.

Deixe uma resposta

Próximo artigoHipotermia: 5 Cuidados Para Evitá-la