Vai conhecer os Alpes Australianos? Confira o que você precisa saber!

Vai conhecer os Alpes Australianos? Confira o que você precisa saber!

A Austrália pode até ser conhecida pelos cangurus e coalas, pessoas bronzeadas, praias e o clima tropical, porém, essa terra vasta em biodiversidade reserva surpresas para quem deseja conhecer a neve e movimentar o corpo no inverno, especialmente na região dos Alpes Australianos.

Quer experimentar novas modalidades de esportes e conhecer os efeitos da neve sobre as paisagens tropicais da Austrália? Acompanhe as nossas dicas a seguir!

Onde estão os Alpes Australianos?

Os Alpes Australianos estão no sudeste do país, nas áreas montanhosas que se dividem entre os estados de New South Wales (Nova Gales do Sul) e Victoria, próximas à Melbourne. Ou seja, você pode ficar na cidade cosmopolita e passar o dia esquiando pelas proximidades, como Monte Donna Buang, que fica a 1 hora e meia de carro.

Os Alpes da Austrália abrigam 16 parques nacionais e reservas. As trilhas podem ser percorridas pelos adeptos do mountain bike, por quem adora caminhadas e até por aqueles que carregam boas histórias de cavalgadas. As modalidades são diversas.

Quais são os esportes mais praticados na região?

esqui e o snowboard são os esportes mais populares na temporada de neve dos Alpes Australianos. Porém, durante todo o ano, os cidadãos locais e os visitantes optam por ver as belíssimas paisagens do continente praticando caminhada, ciclismo, rapel e cavalgadas.

Se você estiver de passagem pela região durante o inverno, pode esticar a sua jornada e alugar um carro 4X4 em Adelaide, na região centro-sul, e explorar o Simpson Desert Conservation Park, um parque deserto.

Com paisagens maravilhosas, ele não pode ser visitado durante o verão e exige um planejamento e tanto durante o inverno. É preciso ter preparo físico e muitos conhecimentos em sobrevivência em ambientes naturais para aproveitar essa experiência.

É possível ver neve na Austrália?

Sim! Apesar de o inverno na Austrália alinhar-se com o nosso, ele não atinge todo o continente da mesma forma. Em Sydney, a estação é amena como em São Paulo. Já em Melbourne, ele é tão gélido quanto o de Curitiba!

Os australianos esperam durante todo o ano para esquiar e praticar snowboard no inverno. Por exemplo, na cidade de Kiandra, conhecida por ser o berço do esqui australiano, você pode conferir de pertinho a herança deixada pelos noruegueses que passaram pela região e produziam os próprios esquis. A boa notícia é que todos os resorts têm escolas de esqui para variadas idades e níveis de habilidade.

O Alpine National Park, que abriga o Mt. Hotham, é conhecido por ser o lugar que mais neva na Austrália. Ali, existem pistas para quem já está em níveis avançados de snowboard.

Você também vê neve na Tasmânia durante todo o inverno, sendo Monte Wellington o ponto turístico mais procurado. O motivo? Ele foi escalado por Charles Darwin!

Há eventos para quem quer aproveitar a neve na Austrália?

Sim! O Victorian Interschools Snowsports Championships, maior jogo de inverno do Hemisfério Sul, reúne mais de 5.000 estudantes australianos para jogos em uma série de modalidades.

Os competidores representam escolas e os melhores ganham a oportunidade de ir a uma competição nacional. Além disso, vale saber que 90% dos esportistas de inverno da Austrália iniciaram suas carreiras nesse campeonato.

Quais são os melhores pontos para quem faz exercícios ao ar livre?

Há 16 parques para que os adeptos das mais diversas modalidades esportivas possam aproveitar. Conheça alguns deles!

Nova Gales do Sul

Em Nova Gales do Sul, você pode escalar o Monte Kosciuszko, considerado como o pico mais alto da Austrália. Lá, uma Reserva da Biosfera da Unesco abriga 20 espécies de plantas que já não são encontradas em outras partes do mundo.

No outono, você pode ver a neve ao redor de Tumut, onde estalactites e piscinas térmicas tornam as cavernas Yarrangobilly um verdadeiro cenário de cinema.

Para quem gosta de esportes na natureza, Jindabyne é o destino ideal. Ali, os visitantes fazem rafting, ciclismo, exploração de cavernas, cavalgadas e passeios de caiaque.

Victoria

Quer experimentar esportes na neve? No Monte Hotham e nas colinas íngremes de Falls Creek, pratica-se snowboard ou esqui. Já no Monte McKay, você tem uma vista única das montanhas.

Na trilha Muscat, é possível passear de bicicleta até as vinícolas em Rutherglen. Na região, você prova queijos, frutas vermelhas fresquinhas e chutneys. Para os adeptos da caminhada, Bright reserva belas paisagens, com campos repletos de neve.

A trilha dos Alpes Australianos

trilha para caminhada dos Alpes Australianos leva você pelo High Country de Victoria, passa por Nova Gales do Sul e pelo Território da Capital Australiana. São 650 quilômetros de desafios!

Comece em Walhalla (Victoria), conhecida pela mineração de ouro. Suba até as planícies do Monte Bogong, passe pelos campos de neve de Monte Wills e Falls Creek, enfrente os picos de Vikings-Razor-Howitt e escale o Monte Kosciuszko, o mais alto da Austrália. Enfim, entre no Namadgi National Park e termine a sua jornada em Tharwa, nas proximidades de Canberra.

O Namadgi National Park (Parque Nacional Namadgi)

Namadgi National Park possui uma história fascinante. Escalando, fazendo rapel ou mesmo dirigindo uma 4×4, você encontra os vestígios de caçadores de ouro aborígenes. Em Tidbinbilla Nature Reserve, conhece-se cacatuas, emas e cangurus.

Dentro do parque, caminhe pelo cerrado em Bimberi. Quem tem interesse por história vai adorar as gravuras rupestres deixadas pelo povo Ngunnawal há cerca de 21.000 anos.

Para conhecer a fauna da região, vá até o topo do Monte Coree. Nas planícies ricas em flores silvestres, pântanos e florestas de eucaliptos, você pode pescar em riachos cheios de trutas. No inverno, as pessoas esquiam pelas encostas.

Os adeptos do ecoturismo se divertem na trilha de caminhada Yerrabi, onde é possível observar a vida selvagem das escarpas de Bimberi. Ali, está um dos ecossistemas mais preservados dos Alpes Australianos.

A Austrália é, essencialmente, seca, plana e regada a muito sol. Por isso os Alpes Australianos mexem tanto com as fantasias das pessoas que têm a oportunidade de visitar o país. Existem opções para quem gosta de explorar a história do lugar e para aqueles que se arriscam em modalidades esportivas incomuns em um país tão tropical como o nosso.

Se você gostou de nossas dicas e quer continuar recebendo conteúdos para planejar melhor as suas viagens, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Deixe uma resposta

Próximo artigo5 lugares da rota do vinho no Brasil que você precisa conhecer!