Diferenças Entre Barracas de Camping e Caminhada

Conheça As Principais Diferenças Entre Barracas De Camping e Caminhada

Barracas não são todas iguais. Basicamente, podemos separá-las em duas categorias: camping e caminhada. Cada uma possui características que serão mais ou menos valorizadas, dependendo da situação de uso e da forma como a barraca será transportada. Neste artigo vamos apresentar as principais diferenças entre barracas de camping e caminhada para ajudar você a escolher a barraca ideal para sua atividade outdoor. 

Peso e Conforto

As barracas de caminhada, ou backpacking, precisam ser mais leves do que as de camping, pois o equipamento será carregado nas costas durante toda a trilha. Logo, se você vai caminhar, menor peso e volume são atributos importantes que devem ser mais valorizados na hora da compra da barraca. Agora, se você vai chegar de carro ao local de acampamento, uma barraca de camping é o indicado e o espaço interno é a característica mais relevante.

Número de pessoas

Os modelos para caminhada são normalmente projetados para abrigar de uma a quatro pessoas, enquanto as barracas para camping acomodam de duas a dez. Para quem for apenas acampar, uma barraca com capacidade maior do que o número de ocupantes é até desejável, pois, com mais espaço, os ocupantes terão mais conforto, além de uma área maior para organizar os materiais utilizados durante o camping. Já para o aventureiro que fará a trilha com a barraca na mochila cargueira às costas, a melhor opção é uma barraca de caminhada que comporte exatamente o número de ocupantes, evitando peso desnecessário.

Espaço interno

Como já vimos, as barracas de backpacking priorizam peso e volume em detrimento do espaço interno. Por esse motivo, as barracas para caminhada têm somente de 0,80 m a cerca de 1,40 m de altura interna, considerando o ponto mais alto. O luxo aqui é você poder ficar sentado, facilitando o manuseio e a organização dos equipamentos. Nas barracas de camping a altura interna pode variar entre 1,20 m e até 2,20 m, dependendo da capacidade de pessoas para a qual a barraca foi fabricada. Isso mesmo: em alguns modelos para camping você consegue ficar em pé dentro da barraca. Mais importante do que a altura, principalmente para as pessoas muito altas, é avaliar o espaço do quarto ou piso da barraca (largura x comprimento). Há modelos que oferecem até 2,50 m de comprimento.

Confiabilidade da barraca

Se você vai fazer uma caminhada, é preciso que sua barraca ofereça resistência e performance em situações climáticas mais severas e não o deixe na mão quando mais você precisar dela. Frio, vento e chuva podem ser muito perigosos caso a barraca rasgue, um zíper não feche corretamente ou até uma vareta quebre. Na natureza geralmente não há onde se abrigar! No caso do camping, sempre haverá um abrigo ou até mesmo o carro para onde correr, se a barraca sofrer algum dano sério.

É possível adaptar uma barraca de caminhada para ser utilizada em um camping. Neste caso, o máximo que pode acontecer é você ficar mais apertado e abrir mão de conforto. Mas usar uma barraca de camping em uma caminhada pode ser algo bem mais sério, pois além do peso, você deve observar se a barraca está preparada para as condições climáticas que você poderá encontrar. É muito comum aventureiros terem barracas específicas para diferentes tipos de aventura.

Agora que você já conhece as diferenças entre barracas de camping e caminhada, conheça as especificidades de cada uma e saiba como escolher a barraca ideal para sua atividade:

Como escolher a barraca para caminhada?

Este artigo tem como objetivo ajudá-lo a escolher a barraca de caminhada ideal para as suas necessidades. É importante termos clareza das características que buscamos em uma barraca de caminhada, que seriam diferentes caso estivéssemos pensando numa barraca para camping.

Em se tratando de barracas de caminhada, vale a pena abrir mão de espaço em troca de menos peso, afinal, você vai carregar a barraca nas costas por boa parte do tempo! A escolha da barraca de caminhada envolve os seguintes aspectos:

 

Clima

Assim como existem roupas adequadas para uso no verão ou inverno, também há barracas para uso em diferentes condições climáticas.

 

Barracas Três Estações

Projetadas para a primavera, verão e outono na América do Norte, essas barracas podem ser utilizadas no Brasil durante todo o ano. Esses modelos possuem grandes painéis de tela que permitem a circulação do ar e impedem a entrada de insetos. Costumam ser os mais leves do mercado, no entanto não são indicados para situações em que possam ocorrer tempestades com ventos fortes ou se queira reter mais calor no interior da barraca.

 

Barracas Quatro Estações

As barracas desta categoria foram pensadas para alta montanha e invernos rigorosos, por isso suportam ventos ferozes e cargas de neve. Apesar disso, são menos ventiladas e podem gerar maior condensação interna resultante da respiração dos ocupantes. Com mais varetas e estrutura de tecido reforçado, o design dessas barracas foi projetado para evitar o acúmulo de neve no teto. Naturalmente, por conta dessas características, uma barraca de quatro estações para duas pessoas será mais pesada do que uma barraca de três estações para o mesmo número de ocupantes. Faz parte do jogo!
Embora sejam pouco comuns no Brasil, algumas marcas produzem os modelos ¾ estações. Estes modelos buscam balancear a capacidade de ventilação, resistência, retenção de calor e peso, sendo uma opção intermediaria entre os modelos três e quatro estações.

Voltar ao menu >

Número de pessoas

As barracas de caminhada podem abrigar de uma a quatro pessoas, sendo as projetadas para duas pessoas as mais utilizadas, por ser mais fácil dividir o equipamento em duplas.  O tamanho ideal de uma barraca assim é aquele que não aperte e nem fique com espaço sobrando, pois neste caso estamos carregando peso à toa.
Não há um padrão de tamanho definido das dimensões por pessoa para todas as marcas, podendo haver uma considerável diferença de espaço disponível em barracas de diferentes marcas para um mesmo número de pessoas. Veja a que melhor se adapta ao porte físico dos ocupantes, como também a quantidade de equipamentos que ficarão dentro da barraca. Caso os ocupantes sejam altos, fique atento ao comprimento do piso da barraca. Esta informação está na ficha técnica de especificações da barraca.

Há diferentes formatos e dimensões:

(imagem)

É importante pensar no conforto para se ficar sentado. Isso ajuda na hora de organizar os equipamentos ou se abrigar em caso de chuva. Há modelos com diferentes alturas e formatos de teto, sendo que em alguns casos você não conseguirá ficar sentado tranquilamente.

Voltar ao menu >

Peso

Como os aventureiros vão carregar todo o equipamento, é importante que a barraca seja leve, mas sem deixar de considerar o número de pessoas que vão usar a barraca e a indicação do clima para uso. A melhor escolha é a barraca projetada para suportar a pior situação de clima que você poderá encontrar em sua aventura.

Os materiais utilizados na construção da barraca também vão determinar quanto mais ou menos pesada a barraca será. A utilização de nylon ripstop e varetas e estacas de alumínio torna a barraca mais leve do que aquelas feitas com materiais mais convencionais.

Voltar ao menu >

Portas

Os modelos mais leves normalmente possuem apenas uma porta, mas existem modelos com duas portas, que são úteis para cada ocupante poder entrar e sair da barraca sem atrapalhar os demais. A quantidade de portas não tem nenhum aspecto técnico, e sim de preferências pessoais. Alguns modelos têm portas duplas, sendo uma em tela para ambientes mais quentes e húmidos, e outra totalmente fechada para quando estiver mais frio ou para reter mais calor no interior da barraca.

Voltar ao menu >

Sobreteto

O sobreteto é uma cobertura à prova de água que fica separada do corpo principal da barraca. Este item deve ser utilizado quando há risco de chuva, muito sereno ou quando houver necessidade de retenção de calor no interior da barraca. Há dois tipos básicos de sobreteto: somente para o teto, esses são mais leves e permitem visualizar melhor o lado de fora da barraca; e os modelos de cobertura total, que oferecem maior proteção contra chuva e vento. Para barracas de caminhada, dê preferência aos modelos que possuem sobreteto com cobertura total.

Voltar ao menu >

Avancê

O avancê é muito importante para as barracas de caminhada, pois ele permite que você acomode sua mochila e botas adequadamente fora do interior da barraca, protegendo-as da chuva e do sereno, além de ser um local útil e protegido onde cozinhar. Os avancês são extensões do sobreteto que formam um local protegido da chuva e do vento fora do interior da barraca.

O avancê pode fazer parte integral do sobreteto ou ser vendido separadamente, e é comum barracas não possuírem este item.

É importante que o avancê se estenda até o chão para garantir real proteção. Os modelos que não se estendem até o chão não são aconselháveis para barracas de caminhada.

Algumas barracas possuem ótimas dimensões de avancê, o que ajuda bastante no acampamento. As informações das dimensões do avancê estão na ficha técnica de especificações da barraca.

Voltar ao menu >

Grau de Impermeabilidade

O grau de impermeabilidade das barracas é medido com um teste de pressão hidrostática que calcula o quanto o tecido aguenta antes de a água atravessá-lo. As empresas de equipamentos outdoor chamam de coluna d’água a técnica para definir quanto um tecido é impermeável.

Existe uma ampla variação em milímetros que determina o quanto uma barraca resiste à água. Quanto maior o número da coluna d’água, mais resistente ela será. No mercado brasileiro, por exemplo, você pode encontrar barracas de 300 mm a 3000 mm de coluna d’água. Para que seja considerado impermeável, um tecido deve suportar no mínimo 1500 mm de coluna d’água, segundo padrões internacionais.

Para estar seguro durante a sua caminhada, escolha uma barraca com coluna d’água de, pelo menos, 1.500 mm.

Voltar ao menu >

Facilidade de montagem

A maioria dos modelos atuais possui uma estrutura autoportante, ou seja, não precisam de estacas para serem armadas num primeiro momento, o que facilita a movimentação da barraca até que se escolha o local ideal onde ela será colocada de forma permanente. Essa característica também facilita a limpeza da barraca, permitindo que você agite a barraca armada para eliminar sujeira antes de desmontá-la para guardar. Os modelos com varetas conectadas e indicação de cores são mais fáceis de montar.

Dica: treine a montagem em casa antes de partir para a aventura! Assim, você aprende como fazer da melhor forma e confere se a barraca está com todos os itens necessários. Uma das piores roubadas que podem acontecer com você é começar a montar a barraca e descobrir, por exemplo, que as varetas não estão lá!

Voltar ao menu >

Varetas

Procure modelos cujas varetas sejam unidas por elástico. Esta característica facilita bastante a montagem. Varetas de alumínio são mais leves e resistentes que as de fibra de vidro, então, se a ideia for reduzir o peso ao máximo, prefira uma barraca com varetas de alumínio.

Há modelos que vêm com um pequeno cano de alumínio que serve para ser usado caso alguma vareta seja danificada. Este pequeno item torna a barraca muito mais confiável.

Voltar ao menu >

Materiais e acabamentos

Os materiais empregados na construção da barraca estão diretamente ligados à performance, peso e preço da barraca.  Barracas mais técnicas utilizam náilon ripstop, que é a trama de poliamida, tecida em forma de uma estrutura quadriculada, dando mais resistência ao material, o que torna as barracas mais leves e resistentes comparadas às de náilon comum ou tafetá. Em algumas partes, como, por exemplo, o piso da barraca, o náilon recebe um tratamento com resina para aumentar a impermeabilidade.

É importante que as costuras possuam selagem interna, que é uma espécie de fita siliconada transparente que faz a selagem da costura, impedindo que a água passe pelos furos produzidos durante a costura. Isso evita infiltração de água para o interior da barraca.

Varetas de alumínio são mais leves que as de fibra de vidro, o que também ocorre no caso das estacas: as de alumínio são mais leves que as de aço. Estacas de plástico são muito frágeis para confiarmos durante uma aventura.

Voltar ao menu >

Alças e bolsos

Modelos com alça interior no centro do teto da barraca são úteis para pendurar uma lanterna e iluminar o ambiente, enquanto alças e bolsos nas paredes são adequados para pendurar ou guardar acessórios, mantendo a barraca organizada, sem itens soltos pelo piso. As alças externas no corpo da barraca são muito importantes para conectar estirantes extras em situações de ventos fortes, dando mais estabilidade à barraca.

Voltar ao menu >

Estacas

Há diferentes modelos de estacas no mercado, cada um mais indicado para determinado tipo de terreno. As estacas de aço costumam ser mais resistentes, porém mais fáceis de enferrujar, enquanto as de aço inox possuem vida útil mais longa, assim como as de alumínio, que são mais leves, mas menos duráveis. No Brasil, são encontrados modelos do tipo pino (comprido, redondo e com uma dobra na cabeça) e tipo angular (comprido e com uma dobra no meio ou mais “dobras”), sendo este último mais moderno e resistente, apropriado também para uso em terreno mais arenoso ou na neve.

Algumas marcas vendem estacas avulsas, o que é muito útil caso você tenha perdido alguma.

Voltar ao menu >

Sob piso

O sob piso, também conhecido como footprint, pode ser de plástico ou náilon. É usado para proteger o piso da barraca de sujeira e danos. É um item que vale a pena ter, pois ele evita o desgaste da barraca e possíveis gastos com conserto. Alguns modelos de sob piso já vêm dimensionados para barracas específicas, o que evita o acúmulo de água nas bordas que sobram em sob pisos que não foram feitos sob medida. O footprint pode ser vendido junto com a barraca ou separadamente, ou até mesmo ser feito em casa.

Voltar ao menu >

Preço

O preço de uma barraca se explica em grande parte pelos materiais e tecnologia utilizados na construção da barraca, e estes determinam sua maior ou menor performance, peso e confiabilidade. Marcas consagradas buscam alta qualidade na escolha dos materiais e na execução do acabamento, e isso faz muita diferença na performance da barraca durante a aventura.

Geralmente barracas com maior preço atendem aos requisitos listados acima, além de ser um investimento de longo prazo, pois uma barraca bem cuidada pode ser utilizada por muitos anos.

Voltar ao menu >

Como escolher a barraca para camping?

A barraca é o principal equipamento de camping, por isso é preciso escolher com atenção esta que será a sua companheira em noites ao ar livre por muito tempo. Já que são levadas, na maioria das vezes, no carro até o local escolhido para o acampamento, é mais importante considerar o espaço interno da barraca do que o seu peso. Além disso, vários outros atributos interferem na busca pela barraca perfeita para o camping. Este texto visa a auxiliar os praticantes de camping na escolha da barraca ideal. Confira as características que devem ser consideradas quando você for comprar sua barraca de camping:

Clima

Assim como existem roupas adequadas para uso no verão e no inverno, também há barracas para uso em diferentes condições climáticas. Existem modelos para temperaturas altas, outros para climas mais amenos, além de modelos específicos para frio e até neve. Conheça as diferenças entre os principais modelos vendidos no Brasil:

Barracas Três Estações

Projetadas para a primavera, verão e outono na América do Norte, essas barracas podem ser utilizadas no Brasil durante todo o ano. Esses modelos possuem grandes painéis de tela que permitem a circulação do ar e impedem a entrada de insetos. Costumam ser os mais leves do mercado, no entanto não são indicados para situações em que possam ocorrer tempestades com ventos fortes.

Barracas Quatro Estações

Estes modelos foram projetados para alta montanha e invernos mais rigorosos, por isso suportam ventos ferozes e cargas de neve. No entanto, são menos ventilados e podem gerar maior condensação interna resultante da respiração dos ocupantes. Com mais varetas e estrutura de tecido reforçado, o design dessa categoria foi projetado para evitar o acúmulo de neve no teto. Além disso, ela possui um sobreteto que se estende até bem perto do chão. Naturalmente, por conta dessas características, uma barraca de quatro estações para duas pessoas será mais pesada do que uma barraca de três estações para o mesmo número de pessoas. Faz parte do jogo!

Voltar ao menu >

Número de pessoas

Outro ponto muito importante na escolha da sua barraca é a capacidade de ocupação. Você deve levar em consideração a quantidade de pessoas que vão dormir nela e a necessidade de algum espaço adicional para equipamentos, crianças ou até mesmo um cachorro. Como neste caso você não vai carregar a barraca por muito tempo, vale a pena pensar em algo mais amplo e confortável.

A capacidade pode variar de duas a dez pessoas, não havendo um padrão de tamanho definido das dimensões por pessoa para todas as marcas.  Pode haver uma considerável diferença no espaço disponível em barracas de diferentes marcas para um mesmo número de pessoas.

Considere uma barraca um pouco maior caso você:

  • seja uma pessoa grande;
  • sofra de claustrofobia;
  • se mexa muito durante a noite.

Há barracas de camping com divisórias para quartos e até mesmo uma pequena sala.

Voltar ao menu >

Estrutura da barraca

Alguns modelos apresentam paredes mais retas e outros mais inclinadas. Essas características devem ser observadas levando em conta que, quanto mais inclinada, mais forte será a estrutura da barraca, porém, menor será o espaço interno.

A maior parte das barracas atuais não precisa estar com as estacas para permanecer armada. A isso chamamos estrutura autoportante. Ela permite que você movimente a barraca montada para escolher o melhor local onde colocá-la, antes de fincar as estacas. Isso também permite que você agite a barraca montada para retirar a sujeira antes de desmontá-la e guardá-la.

A estrutura de varetas da barraca determina a sua facilidade de montagem. Modelos que possuem as varetas conectadas e com indicação de cores são mais fáceis de montar. A combinação destas características irá balancear a resistência, ventilação e facilidade de montagem.

Normalmente os modelos para camping possuem varetas de fibra de vidro, porém varetas de alumínio são mais resistentes. Outro aspecto importante é a selagem das costuras internas, que diminuem a incidência de vazamentos de água para o interior da barraca.

Voltar ao menu >

Comprimento do piso

Se você é uma pessoa alta ou gosta de espaço adicional, verifique o comprimento do piso da barraca. Existem modelos com diferenças substanciais que podem comprometer o conforto. Verifique esta característica na ficha técnica da barraca.

Voltar ao menu >

Altura interna

Algumas barracas possuem uma altura interna que permite que você fique de pé dentro da barraca para trocar de roupa e proporcionam um ambiente mais arejado. Não se esqueça: quanto maior a altura, menor a resistência ao vento e maior o peso da barraca, embora esses elementos não sejam muito relevantes quando se trata de camping. A altura interna também consta na ficha técnica da barraca.

Voltar ao menu >

Portas da barraca

Quando estiver escolhendo sua barraca, pense em quantas portas você precisa e no seu formato. No caso de uma barraca para várias pessoas, mais canais de acesso facilitam a entrada e saída dos ocupantes. Alguns modelos têm portas duplas, sendo uma de tela para ambientes mais quentes e outra fechada para climas frios. Veririque também a facilidade de manuseio do zíper ao abrir e fechar a porta.

Voltar ao menu >

Sobreteto

O sobre teto é uma cobertura à prova de água que fica separada do corpo principal da barraca. Este item deve ser utilizado quando há risco de chuva, muito sereno ou quando houver necessidade de retenção de calor no interior da barraca. Há dois tipos básicos de sobreteto: somente para o teto, que são mais leves e permitem visualizar melhor o lado de fora da barraca; e os modelos de cobertura total, que oferecem maior proteção contra chuva e vento. Geralmente o sobreteto é confeccionado em poliamida (náilon) resinada para aumentar a impermeabilidade.

Voltar ao menu >

Avance

É recomendável que o modelo escolhido tenha um avancê de bom tamanho. Este item pode fazer parte integral do sobreteto ou pode ser vendido separadamente para alguns modelos. O avancê permite que você mantenha os seus calçados e equipamentos fora da barraca, porém protegidos da chuva e do sereno. Ele também pode ser usado como um local protegido para cozinhar, em caso de chuva. Existem modelos que são apenas uma cobertura, e outros que se estendem até o chão, sendo esses últimos mais protegidos.

Voltar ao menu >

Ventilação

Painéis de tela são frequentemente usados no teto, portas e janelas da barraca. Isto permite visualizar fora da barraca, como também melhora a ventilação, evitando a condensação da respiração. Para ambientes quentes e úmidos, procure modelos com painéis de tela maiores. Este tipo de trama torna a barraca bem ventilada e ainda impede a entrada de insetos. Fique atento à areia no caso de acampar na praia.

Voltar ao menu >

Alças e bolsos

Modelos com alça interior no centro do teto da barraca são interessantes porque permitem pendurar uma lanterna e iluminar o ambiente, enquanto alças e bolsos nas paredes são adequados para pendurar ou guardar acessórios, mantendo a barraca organizada, sem itens soltos pelo piso. As alças externas no corpo da barraca são importantes para conectar estirantes extras em situações de ventos fortes.

Voltar ao menu >

Estacas para diferentes terrenos

Há no mercado modelos distintos de estacas indicados para tipos diferentes de terreno. As estacas de aço costumam ser mais resistentes, porém mais fáceis de enferrujar, enquanto as de aço inox possuem vida útil mais longa, assim como as de alumínio, que são mais leves, mas menos duráveis. No Brasil, são encontrados modelos do tipo pino (comprido, redondo e com uma dobra na cabeça) e tipo angular (compridose com uma dobra no meio ou mais “dobras”), sendo este último mais moderno e resistente.

Estacas de plástico, apesar de menos resistentes que as de outros materiais, também podem ser usadas em camping.

Voltar ao menu >

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Michelle

    Bom dia qual barraca vocês indicam para acampar em família com 3 pessoas, onde uma e criança, costumamos acampar em praia e campo, até vimos a questão 2 secundária, mas não sei qual escolher, ahhhh, também levamos um mascote, nosso Pitbull, que adora viajar conosco. Obrigada

  2. Alguma indicação de barraca que seja leve, resistente e espaçosa, para poder transportar e manter algum conforto?

Próximo artigoTrekking: Os 7 Erros Mais Comuns e o Que Fazer Para Evitá-los