Como se Preparar Para Passar um Natal com Neve?

Como se Preparar Para Passar um Natal com Neve?

Quem nunca sonhou em passar um natal com neve? Essa combinação entre a data festiva e o clima frio faz parte do imaginário de muita gente, desde que o papai noel, o trenó e suas renas foram incorporados às comemorações natalinas.

E esse cenário mágico pode se tornar real em alguns destinos do hemisfério Norte. Isso porque, em dezembro, é inverno nessa parte do planeta. Uma vez por lá, você poderá conferir de perto os floquinhos brancos sobre as árvores, as pistas de patinação, os presépios, mercados e luzes de natal. Uma experiência inesquecível!

Cinco destinos com natal com neve

Embora algumas cidades brasileiras se esforcem e consigam bons resultados ao reproduzir natais com neve artificial, no nosso país não é possível viver a experiência  natural e verdadeira. Para isso, é preciso cruzar as fronteiras. Confira alguns destinos.

1. Quebec, Canadá

Quebec

Esse pedacinho da França no Canadá passa por invernos rigorosos. Quebec é uma cidade histórica que abriga igrejas, castelo, prédios antigos e ruas de pedra. A herança francesa é forte nos monumentos, nas construções e na gastronomia local.

Capital da província com o mesmo nome, o destino se transforma em dezembro. E, com uma vantagem: a população de Quebec mantém costumes muito parecidos com os dos brasileiros durante o natal, como troca de cartões, presentes, decoração típica, família reunida e ceias fartas. Tudo isso acompanhado de muita neve nos terraços, árvores, telhados e parques.

2. Viena, Áustria

Vienna

Um hábito austríaco torna as noites de natal ainda mais belas. A população local coloca velas nas suas janelas. E, definitivamente, as luzes fazem mesmo parte de toda a decoração da cidade. Somente na principal árvore de natal, montada todos os anos nos jardins da prefeitura, são mais de mil lâmpadas.

A neve também é uma das principais atrações da bela cidade europeia. Ela dá vida a bonecos e desenhos temáticos. Com sorte, você terá uma das experiências mais fantásticas da sua vida: acompanhar o show de luzes do Palácio Belvedere ou do Maria-Theresien-Platz com floquinhos de neve caindo sobre sua cabeça. Um sonho!

3. Turim, Itália

Turim Itália

 

Localizada nos alpes italianos, Turim é uma c

 

idade mágica! Religiosa e medieval, o destino fica ainda mais encantador durante o natal, coberto de neve.

A programação natalina inclui apresentações, exposições de arte, mercados gastronômicos, eventos religiosos (afinal, estamos em um país extremamente católico) e show de luzes. A neve deixa tudo ainda mais fantástico e inspirador.

4. Nova Iorque, Estados Unidos

Nova Iorque, Estados Unidos

A cidade de Nova Iorque fica lotada durante as festividades de final de ano. Os turistas e moradores torcem muito para nevar na noite de natal, o que é uma tradição no destino.

O certo é que as temperaturas negativas atraem e agradam muitas pessoas que escolhem NY como lugar para celebrar a natividade. As atrações são diversas: árvore de natal do Rockfeller Center, espetáculos, patinação nas pistas de gelo, vitrines e decorações das ruas, praças, lojas e parques americanos.

5. Rovaniemi, Finlândia

Rovaniemi, Finlândia

Existem algumas versões sobre a origem do papai noel, porém, não há dúvidas em relação à terra do bom velhinho: é a cidade de Rovaniemi, na Lapônia, localizada na Finlândia, que fica na região no norte da Escandinávia.

O natal por lá atinge o ápice da fantasia. É possível visitar a vila de Santa Claus, fazer snownbile, andar de trenós puxados por renas ou cães e se emocionar com a autenticidade de todos os personagens. A neve é tão constante durante o mês de dezembro que existem hotéis de gelo para os turistas passarem algumas noites. Inacreditável, não?

Como se preparar para uma viagem com neve

Não é difícil ficar em dúvida sobre o que colocar na mala durante uma viagem de final de ano para lugares com neve. Nós, brasileiros, não somos acostumados com as baixíssimas temperaturas e precisamos, sim, de uma forcinha na hora de escolher o que levar. Veja essas quatro dicas de como se preparar para uma viagem com neve.

1. Roupas adequadas

Dê preferência às roupas térmicas e apropriadas para as baixas temperaturas. Não se engane pensando que terá que colocar na mala somente casacos extremamente pesados. Claro que eles são importantes, mas atualmente muitos tecidos têm tecnologia para proteger, mesmo sendo mais leves.

As roupas chamadas segunda pele são um exemplo disso. Elas ocupam pouco espaço na bagagem e devem ser vestidas embaixo nas roupas comuns. Calças e blusas de mangas longas desse tipo promovem o isolamento térmico, retendo o calor produzido pelo corpo.

2. Acessórios estratégicos

As extremidades do seu corpo são as que mais sofrem com as baixas temperaturas. É natural que seu nariz vire um picolé e fique vermelho ou que seus dedos adormeçam.

Logo, invista em luvas, cachecóisgorros, toucas e meias e outras técnicas que vão evitar que o frio queime sua pele (sim, isso é possível) ou cause outros transtornos. A regra é se proteger para poder aproveitar ao máximo o seu natal com neve ou férias de inverno.

3. Calçados quentinhos

Os seus pés são, talvez, os membros mais vulneráveis em lugares com invernos rigorosos. Dessa forma, você tem que tomar duas precações.

A primeira é investir em um calçado quente, com forro especial e confortável o suficiente para usar meias mais grossas. O outro cuidado é observar os solados. Em lugares que nevam, o que se acumula no solo é o gelo, que é extremamente escorregadio e perigoso. Para evitar quedas, opte por solados especiais.

4. Seguro saúde para emergências

Mudar bruscamente a temperatura a qual o nosso corpo está acostumado pode trazer algumas fragilidades em relação à saúde. Além disso, cidades com neve possuem muitas opções de atividades e esporte radicais e nada mais apropriado do que fazer um seguro saúde.

Mesmo que o país não exija a contratação de uma cobertura, vale a pena se prevenir e garantir assistência internacional em caso de algum sinistro. A ideia é se divertir ao máximo durante a viagem, mas manter a segurança em caso de imprevistos.

E, você, também sonha em passar um natal com neve? Assine nossa newsletter e receba informações úteis para que suas viagens sejam confortáveis, seguras e memoráveis.

Próximo artigoSaiba Tudo Sobre a Maratona do Saara e Veja o Que Levar