Caminhadas Com Seu Cachorro

Como Fazer Caminhadas Com Seu Cachorro

Dicas de caminhadas com seu cachorro. Nada melhor que escapar do caos da cidade e do dia a dia estressante para uma caminhada na calma e ar puro da natureza, não é mesmo? E com o prazer que essas atividades nos proporcionam, é natural que queiramos trazer também nossos amigos, parentes e até pets para as trilhas. Essa ideia é uma excelente alternativa para que os animais de estimação pratiquem atividades físicas e mantenham-se saudáveis e contentes, no entanto, é preciso se lembrar de que, se as pessoas menos experientes já enfrentam dificuldades ao praticar caminhadas pela primeira vez, no caso de nossos amigos peludos, é necessário tomar ainda mais cuidados para que o passeio ocorra com o máximo de tranquilidade.

Se você quer levar o seu pet para o trekking ou hikking pela primeira vez, confira agora as nossas dicas de como fazer caminhadas com o seu cachorro para garantir um passeio seguro e muito feliz para vocês dois! Veja só:

Procure por trilhas em que é permitido levar cães

Não é todo parque ou trilha que permite a entrada de animais, por isso, para não perder a viagem, não se esqueça de conferir esse detalhe antes de sair de casa.

Saiba se o seu cãozinho tem o porte certo para a atividade

Nem todas as raças caninas são apropriadas para caminhadas longas. De maneira geral, cães mais esguios, altos e com pernas compridas são excelentes companheiros de trilha, enquanto raças com tendência a problemas respiratórios, como os buldogues, ou com pernas mais curtas e menor resistência física, como basset hound e dachshund podem ter mais dificuldade em te acompanhar. Na dúvida, vale conversar com o veterinário antes de partir para a trilha.

Respeite o ritmo do seu pet

Assim como uma pessoa sedentária não consegue se tornar atleta da noite para o dia, um bichinho que está acostumado a passeios de 10 minutos pelo quarteirão não vai se tornar um companheiro de trilha do nada. Se o seu cachorro não tem o hábito de se exercitar, comece aos poucos para não arriscar a sua saúde. Além disso, faça pausas sempre que necessário, oferecendo água em abundância e parando na sombra para que ele possa se refrescar.

Proteja o cachorro de parasitas

Além de borboletas, insetos e outros bichinhos que o seu pet pode achar super interessantes, não se esqueça de que o mato também abriga carrapatos, pulgas, vermes e até o mosquito transmissor da leishmaniose. Por esse motivo, antes de pegar a trilha com o seu cão, dê uma conferida no cartão de vacinas dele e compre uma coleira repelente para protegê-lo.

Certifique-se de que o cãozinho irá obedecê-lo

As caminhadas com o seu cachorro devem ser um prazer, e não uma dificuldade. Para isso, é preciso que o cão esteja minimamente treinado para te acompanhar na coleira sem que a atividade se torne cansativa, obedecendo a comandos como “pare”, “não” e “vamos”, por exemplo.

Está certo que a atividade pode ser uma maneira de relaxar o cachorro e discipliná-lo de um jeito lúdico, mas se perceber que a caminhada vai ser difícil, pode ser interessante contar com a ajuda de um adestrador nas primeiras vezes.

Confira a lista de itens necessários

Para caminhadas com o seu cão, principalmente naquelas realizadas em trilhas, lembre-se de levar o seguinte:

  • coleira e guia, para garantir que o cachorro não se perca nem seja atacado por outros cães agressivos;
  • garrafa d’água, para hidratá-lo sempre que ele começar a ofegar;
  • identificação, que deve estar presa à coleira e conter telefones para contato caso o bichinho se perca;
  • gazes e esparadrapos, para curativos rápidos;
  • o telefone do veterinário do seu cão, que deve ser contatado se ocorrer algum acidente grave;
  • saquinhos de plástico, para manter a trilha sempre limpa, mesmo que seu bichinho resolva “usar o banheiro” por ali;
  • e biscoitinhos ou ração para que ele mantenha-se energizado durante a atividade.

Com esses cuidados, caminhar com seu cão pode se tornar um hábito prazeroso e saudável tanto para você quanto para ele, estreitando ainda mais os laços entre vocês e permitindo que aproveitem a natureza juntos com muita segurança!

Você costuma levar seu cachorro para passear em trilhas? Que cuidados toma para protegê-lo? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

1 comentário

  1. Livia

    Boa noite,

    Sou moradora de São Paulo, capital, gostaria de saber se vcs tem sugestões de trilhas para fazer com minha cadelinha próximas. Procuro pela internet, mas acho poucas sugestões de trilhas em que é permitido a entrada de animais de estimação.

Próximo artigoConheça 5 Sensacionais Lugares Para Esquiar