Entenda como comprar experiência de viagem no Airbnb

Entenda como comprar experiência de viagem no Airbnb

A maior rede de conexão entre turistas e proprietários de acomodações temporárias conta, agora, com mais uma plataforma. Trata-se da funcionalidade Trips, que permite a qualquer usuário comprar ou oferecer uma experiência de viagem no Airbnb.

Quer ter aulas de samba com quem entende do assunto? Ou que tal degustar caipirinha ou cachaça? Isso pode ser possível graças ao anfitrião de ofertas — desde que ele seja especialista no assunto e goste de se relacionar com visitantes de outros cantos do mundo.

Em pleno funcionamento desde junho de 2017 o serviço está disponível em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro e outras ao redor do mundo, como Londres, Paris, Barcelona e Roma. Mas como funciona todo esse processo, e para que ele serve? Isso é o que você verá a seguir.

Vamos apresentar como funciona o serviço de compra de experiência de viagem no Airbnb e quais são suas características principais. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é o Airbnb?

O Airbnb é a mais famosa e usada plataforma de hospedagem alternativa do mundo. Trata-se de um serviço on-line comunitário, que une usuários localizados em 192 países e permite anunciar, procurar e reservar acomodações por um preço mais acessível.

É possível alugar uma casa, apartamento ou mesmo uma área específica, como um quarto, por um período pré-determinado. Além disso, há um serviço de buscas conforme a localização e o tipo de estalagem que o hóspede procura.

A empresa foi criada em 2008, nos Estados Unidos, por um grupo de estudantes que alugava uma sala para turistas e viu nessa prática uma ótima maneira de começar um negócio lucrativo. Suas operações começaram no Brasil em 2012, e hoje existem mais de 100 mil propriedades cadastradas em todo o país.

Como é a experiência de viagem no Airbnb?

As experiências de viagem do Airbnb são serviços secundários oferecidos pelos anfitriões locais aos hóspedes, por um determinado valor. Isso pode ser uma excursão pela cidade ou qualquer outra atividade criada e desenvolvida pelo usuário que é o guia.

O objetivo é apresentar ao turista outras atrações pouco conhecidas pelos visitantes, mas que garantem uma imersão na cultura local. Assim, além da experiência propriamente dita, o visitante conhece melhor os moradores e os costumes da região onde está hospedado.

Essas experiências podem ser workshops, degustações de comidas típicas, aulas de surfe, programas de caminhadas. Também podem durar apenas um dia ou algumas horas, ou ser uma imersão de vários dias por um pacote fechado. As possibilidades são infinitas!

Como funciona o Airbnb Trips?

A plataforma do Airbnb permite que qualquer pessoa cadastrada no site faça o seu anúncio como anfitrião ou guia. Para isso, basta entrar no site e preencher as informações como Anfitrião de Experiências no Airbnb. Os padrões de qualidade exigidos são: hospitalidade, especialidade e acesso privilegiado.

Da mesma forma, qualquer um que queira viajar e ter novas experiências poderá fazer a busca e se conectar com os usuários especialistas locais. O foco é proporcionar um acesso único a atividades, lugares e experiências que os visitantes, por si só, não fariam nem encontrariam se estivessem sozinhos.

O Rio de Janeiro e São Paulo são algumas das cidades brasileiras que já foram contempladas com o serviço do Airbnb Trips. Como o objetivo é recepcionar bem os turistas, apesar de não serem exigidos outros idiomas, falar uma língua mundial (como o inglês) pode fazer toda a diferença no atendimento. Afinal, sabemos que muitos estrangeiros vêm visitar o país.

Como funcionam as suas modalidades?

Fazendo uma comparação, a plataforma se assemelha a uma grande exposição de serviços — parece que estamos escolhendo um filme no Netflix, não contratando uma experiência para a sua viagem.

As experiências podem ser reservadas por meio do próprio site, na versão web, ou pelo aplicativo do Airbnb, disponível nos sistemas iOS e Android para tablets ou smartphones Android.

Assim que você escolher as experiências que quer comprar, veja se elas estão disponíveis e se certifique de que você preenche os requisitos de hóspedes, ou algum outro que foi exigido pelo anfitrião. Pode ser algum tipo de habilidade prévia, idade mínima ou máxima, bom condicionamento físico etc.

O que o visitante pode comprar de experiências?

As “Experiências” oferecem modalidades com opções de atividades diversas, que variam conforme as preferências individuais e as paixões pessoais de cada visitante.

Como dissemos, as experiências vão além dos pontos turísticos mais tradicionais e conhecidos, variando conforme a modalidade. Alguns exemplos são trilhasescalada, gastronomia, arte, fotografia, entretenimento, passeios ao ar livre etc.

Como ser um anfitrião de experiências?

Os anfitriões precisam verificar a identidade dos hóspedes por meio da apresentação de um documento oficial válido digitalizado. Além disso, conforme o tipo de atividade oferecido, será necessário apresentar uma licença profissional, como no caso do mergulho ou de aulas de surfe, por exemplo.

Após fazer o cadastro e inserir os seus dados pessoais, o anfitrião constrói o seu anúncio. Para isso, deve começar escolhendo a cidade, categoria, nome e horário exclusivo para a experiência disponibilizada.

Durante todo o processo, é fundamental fornecer informações precisas e completas, contando um pouco sobre o serviço e publicando fotos relacionadas à atividade. Sem dúvida, essa é uma maneira de unir o útil ao agradável: você aproveita as suas habilidades e o que você sabe fazer para ganhar um dinheiro extra!

Como é feito o pagamento dessas experiências?

O comprador deve adicionar a melhor forma de pagamento ao preencher o seu perfil, como depósito direto/ACH, transferência internacional, transferência bancária/cartão de débito da Payoneer, PayPal e Western Union. Em todo caso, a confirmação é feita em até dois dias após a compra.

Para os anfitriões, o pagamento será disponibilizado no dia posterior da hospedagem da experiência. Porém, a data em que o dinheiro cairá na conta dependerá da instituição financeira. Quem tem parceira com organizações sem fins lucrativos precisa inserir uma maneira pagamento que pertença a essa instituição.

Enfim, como vimos, o serviço que oferece uma experiência de viagem no Airbnb é uma ótima alternativa para disponibilizar novas opções de turismo e diversão aos turistas, indo além dos lugares comuns. Além de ser promissor, isso vem sendo muito bem recebido pelos usuários. Então, por que não vivenciar uma experiência nova?

O que achou do nosso post? Se gostou, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e deixe que os seus amigos saibam também como funciona essa experiência de viagem no Airbnb!

Deixe uma resposta

Próximo artigoVai conhecer os Alpes Australianos? Confira o que você precisa saber!