Como a atividade física te ajuda a melhorar a produtividade

Como a atividade física te ajuda a melhorar a produtividade

Que os exercícios físicos melhoram a saúde e promovem o bem-estar mental todo mundo já sabe, certo? Porém, você sabia que eles ajudam também a melhorar a produtividade? Isso mesmo! Colocar o corpo para se movimentar reflete no ambiente de trabalho e, consequentemente, no bolso. Dá para acreditar?

A afirmação é de especialistas das áreas de educação física e recursos humanos, que cada dia mais recorrem às técnicas esportivas para fazer com que as equipes rendam mais. Para você ter uma ideia, a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa e concluiu que o nosso cérebro se inspira na linguagem corporal para interpretar o que sentimos.

Na prática, isso significa que precisamos de substâncias benéficas circulando em nosso organismo para que a nossa mente trabalhe melhor. Uma dessas substâncias é a testosterona, o hormônio da confiança. Naturalmente, os homens têm mais desse hormônio do que as mulheres. No entanto, o que conta é o aumento da substância e não a quantidade.E nada como um bom exercício físico para mandar a mensagem correta para o nosso cérebro.

 As vantagens das atividades físicas são inúmeras e agradam a todos do ambiente profissional, pois tanto patrões quanto empregados recebem benefícios diretos dessa iniciativa.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

Benefícios das atividades físicas

É fato que praticar exercícios aumenta a produtividade no trabalho. Isso acontece, pois, ao abandonar a vida sedentária, o indivíduo fica mais disposto e goza de mais saúde. Veja como todos saem ganhando:

Benefícios para o profissional

Já pensou acordar mais disposto, sentir menos dores e poder trabalhar com mais prazer? Essas são alguns das vantagens dos profissionais que inserem atividades físicas no dia a dia. Alguns dos benefícios são:

Mais concentração

Os esportistas são focados e esforçados. Ao adotar uma rotina de exercícios físicos, a concentração no trabalho poderá se intensificar. Estudos comprovam que a liberação de endorfina durante a prática esportiva favorece as conexões entre os neurônios. São eles que vão facilitar o raciocínio, lógica e concentração durante o expediente.

Melhora a autoestima

Quando conseguimos romper nossos próprios limites, sentimos uma satisfação enorme. Por conseguinte, nos sentimos mais confiantes e aptos a novos desafios. Com esse sentimento, o profissional estará a um passo de melhorar a produtividade na empresa e conquistar novos recordes.

Menos pressão

Não é fácil gerenciar equipes, mostrar resultados e ainda controlar o estresse. Quando as atividades físicas fazem parte da programação, o corpo consegue administrar melhor os conflitos externos e a cabeça vai acabar administrando a pressão.

Benefícios para a empresa

O outro lado da moeda também sai ganhando quando o profissional decide ter uma vida mais saudável. Por mais incrível que pareça, isso traz resultados financeiros para a companhia. Veja por que:

Redução de faltas

Um profissional saudável falta menos e não deixa as equipes desfalcadas durante muito tempo. Os afastamentos por doença são mais raros e isso tudo influencia na melhora da produtividade.

Prevenção a processos

Problemas de saúde adquiridos durante determinadas práticas profissionais podem acarretar em processos morosos para uma empresa. Quando o profissional investe em atividades físicas, ele torna seu corpo naturalmente mais resistente e saudável. O que previne problemas na Justiça por LER, lesões ou doenças ergonômicas.

Mais motivação

Manter uma equipe engajada e motivada é uma das missões mais difíceis das empresas. E mesmo que a prática esportiva não tenha relação direta com a atividade profissional, o colaborador se sente mais feliz e instigado a se manter bem no trabalho.

Exercícios para melhorar a produtividade

Nem todo mundo tem tempo suficiente para frequentar uma academia ou praticar exercícios ao ar livre todos os dias. Mas é fato que ao menos alguns minutos do dia podem ser destinos à prática de atividades.

Pensando nisso, selecionamos exercícios simples que podem ser feitos em casa ou durante o seu intervalo no ambiente de trabalho. É fundamental que você consulte o seu médico e faça uma avaliação física com um profissional habilitado antes de adotar nossas sugestões.

Pular corda

O que parece uma brincadeira de criança pode acrescentar grandes benefícios à vida adulta e profissional. O primeiro passo é comprar a corda e deixá-la facilmente na gaveta do escritório. Em um intervalo de 15 minutos, você perderá 180 calorias, o mesmo que perderia em uma hora de caminhada. Esse exercício fortalece os ossos, coxa e panturrilha.

Agachamento

Esse exercício simples não precisa de qualquer tipo de acessório e pode ser feito muito discretamente no ambiente de trabalho ou em um espaço pequeno da sua casa. Basta flexionar os joelhos e tentar manter o equilíbrio com os braços para frente. Suba e desça sempre com a coluna ereta e pernas no ângulo de 45 graus. Experimente três séries com 20 repetições em intervalos de dois minutos cada.

Abdominais

Mesmo que a sua intenção não seja conquistar um tanquinho, seus músculos da barriga auxiliam a manter uma postura melhor e combate dores na coluna. Além disso, esse exercício melhora a produtividade e é bem fácil de fazer: deite-se de costas no chão, dobre os joelhos, cruze os braços em frente ao peito e erga seus ombros em direção ao teto, usando os músculos abdominais.

Faça três séries de 15 abdominais, com intervalos de dois minutos.

A influência da postura do corpo na produtividade

Além de fazer exercícios físicos propriamente ditos, a postura corporal durante o expediente também é capaz de influenciar na produtividade. Pequenas mudanças mandam um recado para corpo e cérebro, para que eles produzam melhor.

Mãos na cabeça

Ao cruzar suas mãos por trás da cabeça e manter os cotovelos bem afastados, você consegue deixar a coluna ereta e inflar o peito. Essa postura te faz pensar melhor e ter ideias mais resolutivas.

Estender as pernas

Manter as pernas dobradas por muito tempo priva os membros inferiores de uma circulação mais livre. Por isso, estique suas pernas vez ou outra e descanse seus pés em um apoio. Isso vai te deixar mais relaxado, principalmente em momentos decisivos, como reuniões.

Melhorar a produtividade está muito mais ligado ao bem-estar dos profissionais envolvidos na empresa do que à contagem exclusiva de números. Experimente adotar a prática de atividade física e veja seu rendimento aumentar.

Agora que você já sabe dos benefícios dos exercícios físicos, entenda a importância de se preparar fisicamente para uma atividade esportiva!

Deixe uma resposta

Próximo artigoCalçado para trilha: 6 dicas para escolher seu corretamente