Camiseta com proteção UV: só não usa quem ainda não conhece

Atualmente, a maioria das pessoas concorda que para realizar práticas físicas como corridas, caminhadas ou ciclismo é indispensável o uso de acessórios próprios para essas atividades.

Ainda mais quando se trata de atividades que envolvem o contato com a natureza, como é o caso de quem pratica montanhismo, percorre trilhas ou faz escaladas.

Ninguém pode negar, por exemplo, a diferença que faz a utilização de um par de tênis apropriado, não é verdade?

Mas, e quando se trata de camisetas? Geralmente, considera-se que o melhor é o uso de roupas simples, desde que sejam curtas e confortáveis, que não atrapalhem a movimentação e que mantenham o corpo arejado e fresco.

Se você é uma das pessoas que pensam assim, vai se surpreender ao conhecer a camiseta com proteção UV.

Reconhecendo a necessidade do uso de camisetas especiais para a proteção de pessoas que passam longos períodos expostas ao sol, especialistas desenvolveram roupas próprias para manter a pele de seus usuários protegida.

Também conhecida como camisa proteção solar, a camiseta com proteção contra as radiações nocivas do sol é um produto oferecido por marcas como a Solo, que apresenta a imperdível linha chamada Ion UV.

 

Espera, é sério esse assunto de camiseta com proteção uv?

Para muitas pessoas, a ideia de uma roupa com proteção solar pode soar estranha, até exagerada. Não apenas pela dúvida de como isso é possível, mas também, pelo questionamento sobre a real necessidade de se utilizar roupas assim.

 

 

Se você também tem dúvidas a respeito, te convido a analisar as respostas técnicas para os principais questionamentos sobre o assunto:

 

Mesmo por baixo da roupa, minha pele está vulnerável à ação do sol?

 Sim. Um estudo da Academia Americana de Dermatologia ressalta que não é apenas a pele descoberta que está vulnerável aos efeitos nocivos dos raios solares. Quando atividades físicas são realizadas em locais onde haja exposição ao sol intenso por longos períodos, como é o caso de montanhas, trilhas e outros ambientes naturais, as regiões da pele que se encontram sob os tecidos das roupas também podem sofrer lesões em decorrência da radiação solar.

 

Segundo especialistas, roupas comuns apresentam, sim, certo nível de proteção contra a incidência solar, sendo capazes de evitar até 20% da mesma. Porém, para pessoas que praticam atividades sob o sol durante longas horas ou com grande frequência, essa cobertura oferecida pelos tecidos comuns é insuficiente para evitar danos à pele.

 

Portanto, não basta que a roupa utilizada cubra o corpo, mas é necessário também que ela ofereça ao seu usuário a devida proteção contra os raios do sol.

 

Modelos à venda. Encontre a sua!

 

Como funciona a camiseta com proteção UV?

 A camisa proteção solar é composta de tecido especial, projetado para oferecer à pele toda a proteção necessária contra queimaduras e outras lesões que poderiam ser causadas pela exposição direta ao sol.

 

O tecido que compõe essa camiseta tem capacidade para bloquear até 98% dos raios UVA e UVB. Essa capacidade de proteção é comprovada pelo certificado de conformidade aos padrões da Norma Australiana AS/NZS 4399:1996 da ARPANSA (órgão Australiano de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear).

 

Qual é o UPF das camisetas de proteção solar?

 As camisetas projetadas para oferecer proteção solar apresentam UPF 50+.

A sigla UPF vem do inglês Ultraviolet Protection Factor e significa Fator de Proteção Ultravioleta. Seguindo padrões internacionais de medição desses fatores, é possível dividir a proteção em três categorias:

 

  • Categoria de proteção BOA: UPF 15, 20;
  • Categoria de proteção MUITO BOA: UPF 25, 30, 35;
  • Categoria de proteção EXCELENTE: UPF 40, 45, 50, 50+.

 

Ou seja, oferecendo UPF 50+, a camiseta com proteção UV se enquadra na categoria de proteção excelente, apresentando o maior nível de segurança possível.

Desmistificando os principais preconceitos em relação à camisa proteção solar

 

 “Essa camiseta com proteção UV deve dar o maior calor!”

À primeira vista, pode parecer que sim, mas, as camisetas UV não causam sensação de abafamento. Todos os modelos são confeccionados com tecidos leves que evitam a retenção de calor, mantendo o bem-estar de seus usuários mesmo durante a realização das atividades físicas mais intensas.

 

“Roupa com tecido especial para atividades físicas? Aposto que acumula odor!”

É claro que os especialistas que atuaram no desenvolvimento das camisas com proteção solar pensaram nisso e desenvolveram um eficiente sistema antiodor.

O tecido da camiseta com proteção UV é tratado para atuar contra a proliferação de bactérias, evitando, assim, que a roupa fique contaminada pelos micro-organismos que liberam mau cheiro quando entram em contato com a transpiração.

“Ok, a camiseta parece ser funcional. Mas, aposto que é feia.”

Engano o seu. A marca Solo, em sua já mencionada linha Ion UV, realizou um ótimo tratamento estético em todos os modelos de camiseta com proteção solar. Apresentando design sofisticado, as camisetas foram desenhadas especialmente para amantes de práticas esportivas e para pessoas que tenham como hobbie a realização de exercícios físicos junto à natureza. As camisetas, disponíveis tanto em modelos femininos quanto masculinos, podem ser encontradas em cores como:

  • Branca;
  • Amarela;
  • Cinza escuro;

Além disso, você que deseja adquirir a sua camisa proteção solar pode contar com as opções de manga curta ou manga comprida.

 

São inúmeras as razões para os praticantes de atividades físicas adquirirem já as suas camisetas com proteção solar. E, para quem ainda não pratica nenhuma dessas atividades, fica o incentivo: com camisetas dessas, bonitas e de alta tecnologia, não dá vontade de marcar agora mesmo uma trilha com os amigos?

Conheça a rota oficial do caminho de Santiago no Brasil e aventure-se!

Conheça a rota oficial do Caminho de Santiago no Brasil e aventure-se!

Você já pensou em percorrer o Caminho de Santiago? E se você pudesse cumprir parte dele no litoral brasileiro, passando pelas experiências da peregrinação em seu país? Agora, esse sonho pode se tornar realidade!

Desde 29 de junho de 2017, um trecho de 21 quilômetros entre Canasvieiras e Ingleses, na cidade de Florianópolis, começou a fazer parte da rota oficial do Caminho de Santiago de Compostela. Ou seja, após cumprir o caminho em Santa Catarina, você pode realizar o restante da quilometragem em terras espanholas. Basta ter os carimbos certos para comprovar!

É a primeira vez que um país do continente americano tem um trecho reconhecido pelos espanhóis. Se você quer combater o estresse, conhecer a história dessa tradição, bem como as maravilhas contidas no Caminho de Santiago no Brasil, veja o que nós preparamos a seguir!
Continue lendo…

6 dicas para escolher seu calçado para trilha corretamente

Calçado para trilha: 6 dicas para escolher seu corretamente

Você finalmente selecionou um destino repleto de belezas naturais e desafios para explorar. Além do preparo físico, também é preciso contar com os itens certos, não é mesmo? Entre esparadrapos, vidros de protetor solar e repelentes, há um bem indispensável: um bom calçado para trilha.

Um dos principais entraves para que as pessoas comprem o calçado técnico correto é o preço. Sem conhecimento sobre os requisitos de segurança e ergonomia necessários para um acessório desse tipo, elas se espantam com os valores cobrados.
Mas, antes de qualquer coisa, é necessário entender que os calçados para trilha não devem ser comparados com os usados no dia a dia. Afinal, eles precisam oferecer amparo para tornar a sua prática mais segura.

Quer fazer uma compra segura e que caiba no seu orçamento? Veja, a seguir, 6 dicas para adquirir um calçado para trilha e garantir um percurso ainda mais prazeroso!
Continue lendo…

Como a atividade física te ajuda a melhorar a produtividade

Como a atividade física te ajuda a melhorar a produtividade

Que os exercícios físicos melhoram a saúde e promovem o bem-estar mental todo mundo já sabe, certo? Porém, você sabia que eles ajudam também a melhorar a produtividade? Isso mesmo! Colocar o corpo para se movimentar reflete no ambiente de trabalho e, consequentemente, no bolso. Dá para acreditar?

A afirmação é de especialistas das áreas de educação física e recursos humanos, que cada dia mais recorrem às técnicas esportivas para fazer com que as equipes rendam mais. Para você ter uma ideia, a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa e concluiu que o nosso cérebro se inspira na linguagem corporal para interpretar o que sentimos.

Na prática, isso significa que precisamos de substâncias benéficas circulando em nosso organismo para que a nossa mente trabalhe melhor. Uma dessas substâncias é a testosterona, o hormônio da confiança. Naturalmente, os homens têm mais desse hormônio do que as mulheres. No entanto, o que conta é o aumento da substância e não a quantidade.E nada como um bom exercício físico para mandar a mensagem correta para o nosso cérebro.

 As vantagens das atividades físicas são inúmeras e agradam a todos do ambiente profissional, pois tanto patrões quanto empregados recebem benefícios diretos dessa iniciativa.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

Continue lendo…

Viagem Com os Filhos: 5 Destinos Para Visitar Nas Férias!

Viagem Com os Filhos: 5 Destinos Para Visitar Nas Férias!

Viajar para lugares exóticos e cheios de emoção é uma ótima pedida para uma viagem com os filhos. Essas escolhas ajudam a diversificar as experiências em família e geram memórias incríveis!

Lembre-se de adaptar o roteiro aos interesses das crianças quando estiver programando a próxima trip com elas. Animais, neve, brincadeiras nos rios, pássaros, florestas… Opções não faltam para entreter e encantar os pequenos é isso que você vai ver agora. Conheça 5 destinos para visitar nas férias!

Continue lendo…