Caminhada Emagrece

Caminhada Emagrece? Tire Suas Dúvidas

Caminhada emagrece? A caminhada traz uma série de benefícios ao nosso organismo. Além de melhorar a circulação, ajuda no combate à osteoporose, nos afasta da depressão e do diabetes, e para a nossa alegria, emagrece. Em meio à natureza, é ainda melhor: o trekking atrai cada vez mais pessoas por conciliar a busca pela saúde com a tranquilidade da natureza, deixando corpo e mente em sintonia. Quer saber como usufruir melhor dos benefícios da caminhada e, de quebra, emagrecer? Venha com a gente!

Trekking: Benefícios para o corpo e para a mente

Caminhada Emagrece - Marcha de Montanha

Caminhada Emagrece – Marcha de Montanha

O trekking, ou marcha de montanha, pode ser feito em grupo, em dupla ou individualmente. A modalidade busca aliar a nossa conexão com a natureza e com a mente através de uma caminhada em meio ao mato, ajudando a diminuir os sintomas de stress resultantes do dia a dia.

O exercício induz a produção de endorfinas, melhorando o humor, a autoestima e deixando os músculos do corpo mais relaxados.

A marcha de montanha também melhora a resistência cardiovascular e a força nos ossos, dos músculos, dos tendões e dos ligamentos, principalmente na região das pernas.

Porém, as grandes vantagens de caminhar em meio à natureza são a falta de interrupções, ar puro e clima propício para um momento desestressante. Afinal, o ato de caminhar é inerente do ser humano, e pode se transformar em uma verdadeira meditação na serenidade dos ambientes naturais.

Para coroar, caminhar emagrece e ajuda a trabalhar os glúteos, coxas e panturrilhas, aumentando o bom colesterol (HDL) e diminuindo o colesterol ruim (LDL).

Como potencializar os benefícios da caminhada?

– Escolha roupas e calçados adequados

Um bom tênis para caminhada ou trekking deve levar em conta o seu tipo de pisada, idade, sexo e peso para contribuir com a sua caminhada. Além disso, não escolha peças de roupa feitas para suar: você apenas ganhará no quesito desidratação. Dê preferência a peças em algodão ou malhas inteligentes, que permitam a transpiração.

– Encontre a velocidade ideal

A velocidade aconselhável para um adulto saudável fica entre 4,8 km/h e 6,4 km/h. Aplicativos como o RunKeeper, Nike + Running e o Health ajudam a obter estes dados facilmente durante o trekking! O ideal é encontrar uma velocidade que faça você se sentir confortável. Você pode contar com a ajuda de um profissional para isto.

– Atenção para a técnica

Tão importante quanto fazer exercícios com regularidade, ritmo e intensidade adequados é encontrar uma técnica que envolva a maior quantidade possível de músculos. Acompanhe a caminhada com um movimento constante de braços, de forma ritmada: o braço esquerdo balança com a perna direita e o braço direito se move com a perna esquerda.

Bastões de caminhada nórdica ajudam a queimar ainda mais calorias, já que ajudam a exercitar também a parte superior do corpo. Ela envolve 90% dos músculos do corpo, movendo braços, costas e ombros, diminuindo o estresse das pernas.

O número de calorias gastas varia de acordo com a velocidade e intensidade de nossas passadas.

– Alimente-se bem

É de suma importância fazer uma boa alimentação antes de caminhar. Não caminhe em jejum, pois você pode sentir sintomas de hipoglicemia, como tonturas e mal-estar. Frutas, iogurte desnatado, sucos com gengibre e mel são nossas maiores indicações. Leve frutas, granolas caseiras e castanhas para se alimentar durante o percurso. Não se esqueça de descartar as embalagens adequadamente!

Não custa um aviso extra: a caminhada emagrece, mas é preciso tomar os devidos cuidados para aproveitar a natureza durante o trekking. Beba muita água, use protetor solar e repelentes naturais para evitar as incômodas picadas de mosquito. E então, vai aproveitar os benefícios da caminhada com as nossas dicas?

Deixe uma resposta

Próximo artigoViagem e Gastronomia no Brasil: Conheça os 10 Melhores Restaurantes do País