Cães para trekking: saiba quais as melhores raças para te acompanhar!

Reunir toda a família para uma atividade outdoor nos ajuda a relaxar e desligar do estresse do dia a dia. Mas será que existe uma forma de tornar essa experiência ainda melhor? Sim! A companhia do melhor amigo do homem pode adicionar ainda mais alegria a qualquer programa!

Então, descubra agora quais são as melhores raças de cães para trekking e faça de sua viagem uma verdadeira festa!

Levar cães para trekking: que fatores considerar?

É importante ressaltar que a decisão de levar um cão para trekking deve considerar, em primeiro lugar, o bem-estar do animal.

Muitos cachorros e outros animais de estimação até gostam de estar em meio à natureza, porém, nem todos têm o biotipo apropriado para participar de uma trilha.

Estrutura corporal, nível de atividade natural para a raça, capacidade para se adaptar às diferentes temperaturas, resistência. Todos esses fatores precisam ser considerados antes se decidir se seu cachorro pode praticar esportes de aventura com você e sua família!

Quais as melhores raças de cães para trekking?

Pensando nesses fatores, selecionamos algumas raças de cães que possuem certas características geneticamente determinadas que possibilitam a sua participação no trekking sem causar qualquer dano à saúde do animal.

Vamos conhecê-las?

1. Labrador

Estes gigantes dóceis realmente gostam de correr e explorar os ambientes naturais. Embora consigam ficar confinados até mesmo em apartamentos, é nas atividades ao ar livre que eles conseguem dar vazão à sua energia e curiosidade.

Outra vantagem desta raça é que ela costuma ser muito obediente. Assim, dificilmente ela vai deixar de atendê-lo quando for chamado, evitando que se perca em locais de vegetação mais densa.

2. Pastor alemão

Não é sem motivo que os cães desta raça são os preferidos para treinamentos militares. Fortes, cheios de energia e sempre em estado de alerta, eles participam com tranquilidade de caminhadas, inclusive em ambientes rochosos.

Seus instintos são extremamente aguçados, o que faz deles ótimos companheiros para uma trilha. Além disso, são extremamente disciplinados, perfeitos para participarem dessas atividades, já que poderão explorar o ambiente; mas atenderão prontamente ao chamado do dono.

3. Boxer

Você reparou o quanto os boxers têm corpos atléticos? Então, esse porte físico já é um bom indício da capacidade deles para a realização de trilhas e longas caminhadas.

Apesar de grandes, os boxers podem ser muito gentis. Devem ser ensinados desde cedo a conviver bem com pessoas e outros cachorros.

4. Braco alemão de pelos curtos

Esta raça não é tão conhecida por aqui, mas acredite: estes cães são uma ótima companhia para caminhadas e trilhas em meio à natureza. E isso tem uma explicação!

Os bracos são naturalmente predispostos à caça. Portanto, além de amarem correr, é nesse ambiente cheio de estímulos visuais e cheiros que eles se sentem à vontade para extravasar seu instinto.

5. Border Collie

Quem já teve um border collie sabe o quanto esses companheiros precisam gastar sua energia.

Isso acontece porque ele é um cão de pastoreio. Ou seja, é um corredor muito ágil e cheio de vigor. Além disso, os exemplares desta raça não gostam de ficar parados, e precisam ter uma tarefa para fazer, sempre.

Este é um dos motivos pelos quais seus donos reparam que eles necessitam ser mantidos ocupados com atividades físicas.

Outra vantagem desta raça é o fato de ser muito inteligente, independente e que realmente precisa de atividades que sejam capazes de cansá-lo, tanto física quanto mentalmente.

Quanto aos cuidados, uma boa dica é levá-los para o trekking com uma espécie de tosa mais curta. Dessa forma, você evita que os pelos longos do animal fiquem cheios de carrapichos.

6. Weimaraner

Não se iluda com o tamanho. O porte grande destes cães não revela o quanto eles são amigáveis, obedientes e perfeitamente adestráveis.

Por ter um estoque de energia infindável, além de serem extremamente companheiros e destemidos, esses gigantes são os companheiros ideais para quem quer fazer uma boa corrida ou uma longa caminhada, especialmente em meio à natureza.

Naturalmente curiosos, esses amigos têm combustível suficiente para aguentar exercícios intensos e de longa duração, o que faz deles o par perfeito para o trekking.

7. Rhodesian Ridgeback (leão da Rodésia)

Esta é outra raça não muito conhecida, mas perfeita como companhia para o trekking. Eles são independentes, robustos e extremamente resistentes.

Trata-se de um cão talhado para a caça. Portanto, além do físico forte, eles são muito fiéis e protetores em relação aos seus donos. Porém, é importante treiná-los com disciplina desde cedo.

Como preparar os cães para trekking?

Um lembrete muito importante é nunca expor o cão a um longo trekking sem antes prepará-lo para isso. Portanto, inicie o “treinamento” do animal realizando caminhadas frequentes e aumentando a distância gradualmente.

Tão importante quanto prepará-lo para a distância é certificar-se de que ele realmente o obedece. As trilhas apresentam muitos estímulos aos cachorros, especialmente no que diz respeito aos cheiros que ele vai sentir.

Portanto, inicie as caminhadas com a coleira, mas depois solte o cachorro aos poucos, ensinando-o a não se distanciar muito e a atender sempre ao seu chamado.

Depois, mesmo que a distância entre você e seu cachorro se torne maior para que ele possa explorar o ambiente, é importante que ele realmente o obedeça.

Ao iniciá-lo em trilhas, procure começar com os percursos mais simples, aumentando o tamanho do percurso e sua dificuldade aos poucos. Também nunca se esqueça de verificar com antecedência se a presença de cães no local é realmente permitida.

Um lembrete: certifique-se de que seu animal receba a quantidade de alimento e água necessária para seu conforto e bem-estar. Nem sempre a trilha escolhida possui riachos, então cabe ao dono garantir que seu cachorro esteja sempre bem hidratado.

Gostou do nosso post? Dá vontade de adotar todos, não é? Afinal, conseguir usufruir do contato com a natureza na companhia de um animal de estimação é ainda mais estimulante!

E você, já está acostumado a viajar com seu cachorro? Conhece alguns desses cães para trekking e já participou de trilhas com eles? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

Próximo artigoConheça Mais Sobre a Chapada Diamantina: Onde é, Como Chegar, o Que Levar e Mais!