Caminhada em Paraty

Além das Praias Conheça 4 Trilhas Para Caminhada em Paraty

Caminhada em Paraty. A charmosa cidade de Paraty atrai turistas de todo o mundo que buscam não só se encantar com a cultura e a história da cidade e do povo brasileiro, mas também conhecer algumas das praias mais bonitas do Brasil, muitas ainda protegidas por reservas. A cidade conta com ótima infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes prontos para receber os turistas. Há também uma feira de artesanatos locais para os que querem experimentar as famosas cachaças da região, comprar uma lembrança da viagem ou provar os doces típicos.

Além de se encantar com a cidade e conhecer praias maravilhosas, os caminhos até as praias podem ser uma ótima oportunidade para quem está procurando ter um contato maior com a natureza, fugir dos problemas cotidianos e ainda praticar exercício ao ar livre. Paraty também é famosa pelas suas trilhas e abaixo, relacionamos algumas delas que não podem ser deixadas de lado quando visitar a cidade:

Piscina natural do Cachadaço

Caminhada em Paraty- Cachadaço

Caminhada em Paraty- Cachadaço

Para os iniciantes, que querem apenas ter um contato com a natureza e a experiência de fazer uma caminhada em trilha, o trajeto começando pela praia do Meio até a Piscina natural do Cachadaço apresenta um nível de dificuldade leve e um percurso que costuma ser feito em 45 minutos. Protegida por grandes rochas vulcânicas, a piscina natural é repleta de peixinhos coloridos. Você pode nadar com eles e, se usar o snorkel, é possível vê-los bem de perto.

Praia do Sono

Caminhada em Paraty - Praia do Sono

Caminhada em Paraty – Praia do Sono

O início da caminhada é na Vila do Oratório e tem duração de 50 minutos até a Praia do Sono. Considerada de nível de dificuldade moderado, a trilha é indicada para quem já tem alguma experiência com caminhadas. O nome da praia é originado do fato de que ela é cercada por vegetação nativa e montanhas altas, por isso, o sol aparece mais tarde de manhã e some mais rápido à noite. Como há várias piscinas naturais e a água é esverdeada, conhecer a Praia do Sono com certeza vai valer a pena.

Ponta Negra

pontanegra
Com tempo estipulado para 2h30, o nível de dificuldade para a trilha que liga o Condomínio Laranjeiras até a Ponta Negra é um pouco mais elevado. Mas nada melhor do que fazer uma boa caminhada e encontrar como recompensa as águas azuis, a areia branca e o ambiente natural dessa praia. A cultura caiçara do local, que ainda conta com uma vila, assim como a natureza, foram muito bem preservadas. Apesar de não existir energia elétrica na vila, é possível alugar chalés de pescadores. Existe, também, o Poço do Moisés próximo à praia, uma das piscinas naturais mais visitadas.

Pedra Macela – Rio Pequeno

DSC_0211
O caminho da Pedra Macela até o bairro do Rio Pequeno, localizado em zona rural, é indicado para pessoas que já possuem mais experiência em caminhadas e querem a oportunidade de observar mais da natureza. Com duração de 8h, o ponto inicial da trilha já permite uma vista incrível de Paraty e da Baía da Ilha Grande e, durante a caminhada, é possível apreciar a Mata Atlântica, observar a vida selvagem e tomar banhos de cachoeira.

Não se esqueça de passar o protetor solar antes das caminhadas e de sempre andar com uma garrafinha de água para se manter hidratado. Lembre-se também de que, para um bom desempenho nas trilhas, é necessário usar equipamentos adequados.

E você, já fez algum desses percursos? Compartilhe conosco suas experiências nas trilhas e em outros locais já visitados em Paraty!

Deixe uma resposta

Próximo artigoEntenda Como Sair do Seu Ambiente Pode Te Ajudar no Dia a Dia