9 equipamentos para camping fundamentais | Blog Pé na Trilha

9 equipamentos para camping fundamentais

Descansar, explorar novos ambientes, usufruir da simplicidade do campo e afastar-se do caos da cidade grande. Esses são apenas alguns dos benefícios que fazem do camping uma atividade tão bem aceita e praticada por muitas pessoas que desejam ter um contato mais intenso com a natureza. Para que essa experiência seja inesquecível, você deve se preparar antes e tomar alguns cuidados. O principal deles está relacionado aos equipamentos para camping que será preciso transportar até o local. Eles fazem toda a diferença quando o assunto é segurança, conforto e estrutura em ambientes rústicos.

Portanto, se você é um esportista de primeira viagem ou até mais experiente, este artigo foi feito para você. Preparamos uma lista com 9 dicas de equipamentos para camping que são fundamentais para tornar esse momento seguro e confortável. Acompanhe!

1. Barraca

Esse item é essencial e, portanto, merece atenção em dobro. A escolha do modelo varia conforme o lugar e o tipo de acampamento.

Mas, de forma geral, a barraca ideal deve ser impermeável à água das chuvas e com emendas bem-feitas, que não juntem água nas suas costuras. Por outro lado, elas também precisam ter entradas de ar e toldos ou tetos bem forrados, que protejam contra o sol e o calor excessivo.

Se você for fazer um mochilão ou caminhar por trilhas que exigem bom condicionamento físico, é muito importante optar por uma barraca de pouco peso e que seja fácil para carregar. Caso vá chegar ao local de carro, pode escolher um modelo um pouco maior.

O tamanho recomendado varia conforme a quantidade de pessoas que vão se abrigar dentro dela. Esse requisito é muito importante para que todos fiquem confortáveis e a experiência seja agradável.

Além disso, você deve atentar quanto ao terreno onde a barraca ficará montada. O local deve ser o mais plano possível e sem a presença de objetos — pedaços de pau, árvores cortantes, buracos — que ofereçam riscos de danificar sua estrutura e seu material.

2. Saco de dormir

Um camping costuma envolver atividades ligadas à natureza, como trilhas, arvorismo, montanhismo etc. Tudo isso gasta energia. Logo, ter uma boa noite de sono antes e depois de praticar tais esportes é essencial.

saco de dormir é um item mais prático para carregar, além de ser mais quente e proteger contra temperaturas baixas (principalmente durante a noite). A maioria dos sacos tem um zíper que pode ser totalmente fechado, o que ajuda a evitar a entrada de insetos.

3. Mochila

A mochila deve ser anatomicamente confortável e ter um tamanho razoável. Assim, você consegue transportar todos os pertences necessários, como:

  • barraca;
  • saco de dormir;
  • lanterna;
  • lanches;
  • bússola;
  • canivete;
  • kit de primeiros socorros;
  • produtos de higiene;
  • fogareiro;
  • repelente;
  • alguma muda de roupa etc.

Há várias opções de mochilas disponíveis no mercado — desde as pequenas, apropriadas para trilhas menores, até as cargueiras, que comportam mais itens e são ideais para quem vai passar vários dias longe de casa.

4. Fogareiro

fogareiro é outro item muito importante e praticamente obrigatório, pois permite esquentar bebidas e cozinhar mantimentos durante a estadia no acampamento. Ele deve ser escolhido levando-se em conta fatores como tamanho e funcionalidade.

Além do fogareiro, não se pode esquecer o combustível — um botijão de gás pequeno e um isqueiro.

5. Lanterna

lanterna é um item indispensável, que sempre deve estar presente na mochila de acampamento. Ela serve para iluminar a barraca e os passeios onde não há iluminação elétrica. Além disso, é muito útil em casos de imprevistos — confusão quanto ao horário, se perder em algum caminho ou até acidentes.

Outra opção bem prática é a headlamp (ou “abajur de cabeça”). Trata-se de uma pequena lanterna que é equipada na cabeça e fica presa por meio de um elástico. Sua vantagem é deixar as mãos livres e oferecer uma boa quantidade de iluminação.

Não se esqueça de levar pilhas alcalinas novas. Aproveite e tenha algumas extras, como prevenção.

6. Repelente e protetor solar

O repelente é um item essencial, pois ambientes naturais tendem a ser repletos de insetos (principalmente durante a noite e o pôr do sol). As picadas de mosquitos, além de coçarem, podem estragar toda a diversão do passeio.

Leve também um protetor solar com FPS alto. Como ficará exposto ao sol durante boa parte do dia, você estará mais vulnerável aos raios UVA, sendo que as chances de sofrer queimaduras aumentam.

7. Cantil ou garrafa térmica

Para o seu bem-estar, é muito importante manter-se hidratado durante os dias de caminhada. Não negligencie sua saúde. Além da água, é essencial o consumo de energéticos que contenham sódio e potássio.

Por isso, você deve levar consigo um cantil ou uma garrafa térmica. Esses utensílios permitem guardar sua água ou manter seu café bem aquecido por mais tempo.

8. Canivete

canivete é tão importante quanto uma barraca ou lanterna. Todos os guias desobrevivência mencionam esse item como sendo bastante significativo.

Existem modelos de canivetes desenvolvidos especialmente para acampamentos. O acessório serve para abrir latas, cortar alimentos, acender um fogareiro ou outras situações de emergência.

9. Kit de primeiros socorros

Acidentes podem acontecer em qualquer lugar. Porém, em ambientes nos quais estamos mais expostos, as chances de alguém apresentar um mal-estar ou acabar se machucando aumentam.

Por isso, é fundamental você se preparar e carregar um kit de primeiros socorros. Nele, inclua itens como:

  • medicamentos (analgésicos, antitérmicos, antialérgicos);
  • algodão;
  • gaze;
  • curativos;
  • soro.

Tão importante quanto carregar o kit é conhecer os procedimentos de primeiros socorros, ainda seja o básico. Antes de partir para o passeio, pesquise sobre o tempo e as condições meteorológicas, verifique se há cozinha compartilhada e as condições do terreno etc.

A partir daí, é possível começar a fazer uma lista contendo todos os equipamentos para camping de qualidade e adaptados à sua realidade. Isso evita que você se esqueça de algum acessório e comprometa sua experiência.

Como vimos, para que um acampamento seja bem aproveitado, é preciso se preparar com antecedência. E os equipamentos para camping são fundamentais nesse processo.

Quer conhecer mais sobre os produtos? Entre em contato conosco e conheça os melhores acessórios para acampamento do mercado!

Deixe uma resposta

Próximo artigoEntenda como comprar experiência de viagem no Airbnb