4 Lugares Para Passar o Final de Ano Junto à Natureza

Após 365 dias de muito trabalho, finalmente chegou o fim de ano! Sem dúvidas, essa é a época de descansar e aproveitar para recarregar as energias. Para isso, muitas pessoas gostam de estar em meio à natureza e fazer trilhas e esportes, aproveitando ao máximo o Ecoturismo.

Então, pensando nisso, resolvemos juntar a natureza e o réveillon! Neste post, te daremos dicas dos melhores lugares do Brasil para passar o Final de Ano junto à natureza e curtir tudo de melhor que o outdoor tem a oferecer. Confere aí!

Bonito

Final de Ano Junto à Natureza em Bonito

Final de Ano Junto à Natureza em Bonito

Localizado no Mato Grosso do Sul, a 300 km de Campo Grande, Bonito foi considerado novamente o melhor destino para ecoturismo no Brasil.

Cheia de grutas, rios, parques ecológicos, cachoeiras, rafting e trilhas, a cidade é um destino completo para os amantes do ecoturismo. E passar o ano novo em Bonito é, com certeza, uma ótima opção. Afinal, nessa época a água está em sua cor mais clara.

Vale dizer também que, apesar de a cidade, em si, não possuir muitas atrações, a rua principal fica muito movimentada na noite da virada. Há, inclusive, a queima de fogos de artifício. Além disso, os hotéis fazem suas próprias festas para os hóspedes, e elas costumam ser maravilhosas!

Contudo, recomendamos que você agende os passeios com antecedência. Isso porque, como eles acontecem em áreas de preservação, há sempre um limite de pessoas por dia.

Então, para aproveitar ao máximo o que Bonito oferece, sugerimos, entre muitos, os seguintes passeios:

Grutas de São Miguel

O acesso a essa linda gruta é feito por uma trilha suspensa no topo das árvores — imperdível!

Passeio de Bote no Rio Formoso

O passeio promete muita emoção, passando por três cachoeiras e duas corredeiras. No final da caminhada, há um tempo para banho. Há ainda, no Parque Ecológico do Rio Formoso, outras opções de diversão disponíveis, como cavalgada e flutuação.

Caminhada no Rio do Peixe

Nesse passeio você passará por cachoeiras, grutas submersas e piscinas naturais, além de provar a comida típica mineira.

Ilha Grande

Ilha Grande é Seu Final de Ano Junto à Natureza com estilo

Ilha Grande é Seu Final de Ano Junto à Natureza com estilo

Localizada a 170 Km da cidade do Rio de Janeiro, Ilha Grande é a maior ilha de Angra dos Reis. E ela conta com diversas opções de programas de ecoturismo, distribuídos por cerca de 110 praias e mais de 190 Km de extensão.

Sem dúvida, são muitas opções de passeios nessa ilha cheia de diversidade ecológica. A seguir, te indicamos alguns para fazer do seu réveillon algo inesquecível:

Pico do Papagaio

Considerada a mais difícil de Ilha Grande, essa trilha é realizada em mata fechada e com grande inclinação. Na chegada, tem-se a recompensa: uma vista panorâmica de toda ilha, e a possibilidade de avistar a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, se o tempo estiver aberto.

Mergulho

As águas limpas, calmas e cristalinas te esperam em Ilha Grande para realizar mergulho.

Trekking

Ilha Grande também é cheia de trilhas em meio à mata. Então, separe sua roupa ideal e parta para as trilhas! Uma das mais famosas é a Cachoeira da Feiticeira, que leva em torno de 1h40. Outras opções são: Dois Rios, Cachadaço e Lopes Mendes.

Além de todas as opções de ecoturismo, o ano novo em Ilha Grande também é muito animado. A festa toda acontece na Vila do Abraão, onde um palco é montado na praça principal e recebe shows durante a virada, que também é comemorada com fogos de artifício.

Fernando de Noronha

Fernando de NoronhaPor muitos, o lugar mais cobiçado do Brasil, Fernando de Noronha é um paraíso na terra. Localizado a 540 Km de Recife, o arquipélago é formado por 21 ilhas distribuídas em meio a um parque nacional, e cercadas pela natureza diversificada.

O Réveillon em Noronha é tranquilo, mas as melhores opções de festas para a virada são pagas. Para 2017, as festas foram unificadas e organizadas pela mesma produtora, e os ingressos são vendidos em pacotes de viagem, custando mais de R$ 1.000.

Para acompanhar o Ano Novo, confira as principais atrações de ecoturismo em Noronha:

Bicicletas

As pousadas emprestam bicicletas para os hóspedes explorarem a ilha. Pegue a sua e aproveite!

Trilhas

Ao todo são 16 trilhas, que variam de 170 metros a 5Km. As principais travessias são: Golfinho à Sancho, Costa Esmeralda (Boldró à Cacimba do Padre), Pontinho à Pedra Alta, Costa Azul e Jardim Elizabeth.

Naufrágios

Há dois principais naufrágios para explorar. Um é a Corveta Ipiranga, considerada a embarcação mais conservada do Brasil, que está a 62 metros de profundidade. A outra opção é o Navio Eleane Stathatos, com 7 metros de profundidade e de fácil acesso — é possível chegar nele nadando a partir da baía de Santo Antônio.

Surf

O Hawaii brasileiro dos surfistas, Noronha tem a sua melhor época para o surf exatamente no Ano Novo, quando o vento vira e rolam altas ondas, chegando a 5 metros. Nesse caso, as praias de Cacimba do Padre, Boldró e Conceição são donas de tubos perfeitos.

Planasub

O mergulho de reboque foi criado justamente em Noronha. Nele, a pessoa coloca o snorkel, segura na prancha de acrílico e curte o fundo do mar enquanto o barco a puxa.

Chapada Diamantina

Chapada DiamantinaLocalizada na Bahia e com 1.520 Km² de área, a Chapada Diamantina é um dos destinos mais diversificados para quem busca o Ecoturismo. Você pode optar por trekking, escalada, mountain bike, arborismo, rapel, tirolesa ou canoagem. Tem para todos os gostos!

E passar o Ano Novo na Chapada Diamantina também é sinônimo de animação e muito esporte. O principal destino para o réveillon é Lençóis, onde ocorre a festa da virada, na Praça Horário de Matos. Nessa data, a prefeitura monta um palco e vários shows animam a noite.

A seguir, confira mais alguns passeios para fazer na Chapada Diamantina durante o Ano Novo:

Cachoeira da Fumaça

Esta é a segunda maior cachoeira do Brasil, que possui 300 metros de queda. Para chegar até ela, é necessário caminhar 6 Km — mas a vista deslumbrante vale cada passo!

Gruta Torrinha

Localizada em uma propriedade particular, essa gruta é uma das mais completas do Brasil quanto à diversidade. São 17Km de encantamento e muitas belezas! Para visitá-la, é necessário acompanhamento.

Poço Azul e Encantado

 

Estas são cavernas com águas cristalinas de profundidades que variam de 20 a 60 metros, e o mais incrível é que é possível enxergar o fundo perfeitamente! Apesar de não haver, na época do Ano Novo, uma incidência direta de luz na água — o que torna a atração única pela formação de feixes luminosos —, ainda assim é um passeio indispensável.

Enfim, são mesmo muitas opções. Mas separamos aqui os melhores lugares do Brasil para você fazer uma viagem inesquecível e começar o ano com o pé direito. E, como é verão, não se esqueça de fazer a mala com os itens essenciais para garantir que a viagem será segura, e um sucesso!

Então, reserve um espaço para o repelente, a garrafa de água e o protetor solar, utilize roupas leves e calçados adequados, e não se esqueça da mochila e dos óculos de sol. Agora, é só aproveitar a viagem e renovar as energias!

E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar o réveillon nos melhores lugares do Brasil? Aproveite para conhecer também estas 5 cidades serranas para visitar no inverno!

Deixe uma resposta

Próximo artigoParque Nacional da Serra dos Órgãos