​Roteiro Para a Serra Gaúcha e o Que Fazer Nesse Incrível Lugar?

​Roteiro Para a Serra Gaúcha e o Que Fazer Nesse Incrível Lugar?

Há menos de 130 quilômetros de Porto Alegre, encontra-se a região da Serra Gaúcha, a joia do turismo no Rio Grande do Sul e uma das opções que mais atraem os viajantes brasileiros e até estrangeiros para os incríveis roteiro para a Serra Gaúcha. Afinal, são dezenas de cidades onde você pode mergulhar na cultura, na história e na culinária não somente gaúchas, como também italianas e alemãs. Isso sem falar nas inúmeras oportunidades de aventura proporcionadas por trilhas e roteiros de ecoturismo!

Além das atrações culturais e históricas, os milhares de turistas que visitam a Serra Gaúcha a cada ano também querem aproveitar as deslumbrantes belezas naturais da região, repleta de cascatas, matas e cânions. Os visitantes aparecem ao longo do ano todo, mas especialmente durante o inverno, em busca do friozinho típico do estado.

É claro, não podemos esquecer dos magníficos vinhos da Serra. A produção da bebida e da uva se estabeleceu como carro-chefe da economia da região no século XX, com os primeiros imigrantes europeus, vindos principalmente da Itália e da Alemanha.

Portanto, se o seu interesse é conhecer as atrações mais esportivas e radicais do roteiro para a Serra Gaúcha e/ou praticar o ecoturismo, o post de hoje foi feito especialmente para você! Continue a leitura e descubra as melhores dicas para aproveitar tudo o que essa região mágica tem a oferecer. Vamos lá?

Parque do Caracol, em Canela

Parque do Caracol, em Canela
Uma das melhores e mais procuradas atrações do roteiro para a Serra Gaúcha é, sem dúvida, o Parque do Caracol, em Canela, que, ao lado de Gramado, é o polo turístico da região.

O parque, que se estende por 25 hectares — um roteiro por si só! —, recebe esse nome por abrigar a Cascata do Caracol, a maior beleza natural da cidade e um de seus principais cartões-postais. Anualmente, cerca de 25 mil visitantes vão até o parque, que fica a apenas sete quilômetros do centro de Canela.

Assim que você cruzar a entrada do Parque do Caracol, já será recebido pelo ar puro provindo da vegetação fechada, que é destinada às trilhas ecológicas promovidas ali dentro. A circulação é muito fácil, possibilitando que cada pessoa escolha o nível de aventura que deseja ter e tornando o parque uma atração para toda a família.

Do topo do mirante do parque, é possível ter uma visão espetacular da cascata. A trilha que passa por ali também tem uma vista incrível da queda d’água, se você já quiser começar por esse ponto e apreciar a cascata de um ângulo diferente. O mesmo vale para a escadaria de 927 degraus que leva ao pé da queda.

Ecoparque Sperry, em Gramado

Ecoparque Sperry, em GramadoEm Gramado, cidade vizinha de Canela e o nome mais conhecido quando falamos da Serra Gaúcha, você encontra o Ecoparque Sperry, espaço onde é possível fazer uma trilha autoguiada que, ao longo de três quilômetros, encanta os visitantes com cachoeiras, cânions e cascatas.

O Ecoparque Sperry fica no fundo do Vale do Quilombo, em meio à Mata Atlântica. Cada espécie de árvore é identificada por placas, e os turistas podem até mesmo colher algumas frutas no pomar. O acesso é por estradas de terra originadas de Gramado — as placas indicativas facilitam o trajeto.

Alpen Park, em Canela

Alpen Park, em Canela
O incrível Alpen Park é o maior complexo de aventuras na Serra Gaúcha. Lá, você e toda a sua família poderão se divertir em meio à natureza e praticar o ecoturismo.

Localizado a apenas sete minutos de carro do centro de Canela, o Alpen Park conta com tirolesa, um trenó que percorre 900 metros no meio da mata, a maior montanha-russa de aço do Rio Grande do Sul, uma subida eletrizante no brinquedo Turbo Drop, um supersalto de 20 metros e muito mais.

Você poderá aproveitar também o conjunto de atividades da trilha de arvorismo e um passeio off road de quadriciclo.

Para as crianças, há um cinema 4D e atrações voltadas especialmente para os pequenos. Como há restaurantes e lanchonetes no Alpen Park, é fácil passar um dia inteiro ali dentro!

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos é uma região toda especial dentro da Serra Gaúcha, que fica entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O roteiro traz, em sua totalidade, mais de 20 vinícolas!

Essa é a parte da Serra Gaúcha onde a influência italiana é especialmente forte, algo que você perceberá pela arquitetura, pela gastronomia, pela cultura e, é claro, pelos vinhos deliciosos que vai saborear ao longo da viagem. Como as cidades são muito próximas umas das outras, o roteiro torna-se agradável e tranquilo de ser feito.

Para curtir ainda mais, vá de maria-fumaça! O trem a vapor passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, ao longo de  uma hora e meia. Durante o trajeto, o entretenimento fica por conta dos shows artísticos que exaltam a cultura da região e a degustação de filtrado doce (bebida proveniente da uva) e suco de uva.

Fora do Vale dos Vinhedos, a rota do vinho também inclui Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A cada dois anos, é realizada a Festa da Uva em Caxias do Sul, maior cidade com tradição vinícola da Serra Gaúcha. Você não pode perder essa festa, caso visite a região em fevereiro ou março.

De qualquer forma, o visitante pode conhecer o Parque de Exposições da Festa da Uva, que conta toda a história da imigração italiana para a cidade desde 1875, e ainda traz uma réplica da primeira rua de Caxias do Sul.

Em Nova Petrópolis, a atração imperdível para os amantes do ecoturismo é o Ninho das Águas, um espaço de onde você poderá curtir uma paisagem de tirar o fôlego — especialmente no pôr do sol! — em meio às montanhas. Dali, também partem passeios de asa-delta e paragliding, além de trilhas, passeios de barco e esportes aquáticos.

E então, qual das atrações do nosso roteiro para a Serra Gaúcha você ficou mais interessado em conhecer? Comece a preparar a sua viagem agora mesmo e chame os seus amigos — compartilhe este post nas redes sociais e divida as nossas dicas com eles!

Deixe uma resposta

Próximo artigoTrilha ao Pico dos Marins Conheça Mais Sobre Essa Aventura