Aprenda a Ser um Iniciante na Prática do Yoga

Os benefícios da yoga são evidentes desde as primeiras lições, por isso vamos ensinar os principais exercícios para a prática da yoga para iniciantes.

Muitas vezes, as pessoas que se aproximam da prática da yoga estão à procura de mais relaxamento e dos seus benefícios para o corpo e a mente, a fim de aliviar o estresse.

Quando você pratica a yoga, os músculos, os órgãos, os ossos e os nervos do corpo entram em harmonia sem requerer movimentos bruscos.

Hoje em dia, essa prática ficou mais fácil; você pode fazer em casa, no trabalho ou até mesmo em viagens, basta ter o tapete de borracha específico (chamado de Mat), que você pode levar a qualquer lugar. Então aprenda agora mesmo como praticar!

Perfeita harmonia entre o corpo e a mente

Este exercício ajuda a manter o corpo e a mente em sintonia, tornando-os um só. Nunca se esqueça da respiração, pois é nela que está a essência da yoga, mais do que na intensidade das posturas.

A palavra yoga significa união; união entre corpo físico, emocional e espiritual, ajudando na harmonia entre mente e corpo, afastando de você reações como agressividade, medo, insegurança e tantos outros sintomas psíquicos que vão se acumulando no seu dia a dia.

Exercício: sente-se no tapete para a prática da yoga da maneira mais confortável possível, com as pernas cruzadas e a coluna ereta. Inspire erguendo os braços, como se estivesse apontando para o céu, e expire abaixando os braços e voltando para a posição inicial. Esses movimentos devem ser feitos com calma e concentração na respiração, obtendo assim uma melhor conexão entre o corpo e a mente.

Repita esses movimentos pelo menos dez vezes, com o cuidado de manter a postura e a concentração na respiração.

Exercício para ajudar na liberação de tensões musculares

Este exercício é excelente para libertar a tensão muscular e diminuir a contração do pescoço, melhorando a circulação, diminuindo as dores de cabeça e ajudando a expandir a capacidade pulmonar.

Exercício: sente-se no tapete para yoga e junte a sola dos pés; nessa posição se incline para a frente segurando as pontas dos pés.

Ao se inclinar, coloque a ponta dos cotovelos no joelho, inspire e expire calmamente mantendo-se nessa posição. O ideal para esse exercício são dez respirações.

Para a ativação do tônus muscular

Tônus muscular é o estado natural de elasticidade e resistência de um órgão ou tecido; e com a yoga você pode definir e tonificar os músculos do corpo.

Este exercício ajuda os músculos das costas, dos glúteos, da parede abdominal e das pernas, auxiliando na flexibilidade e evitando dores.

Exercício: na mesma posição do exercício anterior, coloque as mãos à frente das pernas, inclinando-se para a frente e esticando a coluna; faça esse movimento inspirando; leve um braço esticado para trás, expirando e fazendo uma leve pressão. Permaneça nessa posição fazendo o exercício de cinco respirações. Volte à posição normal expirando. Faça o mesmo exercício com o outro braço, e sempre atenta à respiração.

A importância dos exercícios para a mobilidade do quadril e das pernas

Quando o movimento do quadril e das pernas é limitado, nosso organismo compensa procurando movimentos em outras partes do corpo, geralmente na região lombar, gerando muita dor.

O nosso quadril é a maior articulação do corpo, e um quadril saudável pode, sem causar dor, suportar facilmente o peso do corpo humano.

Você deve ter o mesmo zelo em relação às pernas, pois é onde se encontra o músculo iliopsoas. Este músculo é o estabilizador do corpo humano, está ligado com a coluna vertebral e é o responsável por nos manter em pé, levantar as pernas, enfim, nossos movimentos diários.

Este exercício fortalecerá o quadril e as pernas, evitando, assim, inúmeros problemas à sua saúde.

Exercício: na posição inicial, leve uma das pernas para trás do corpo, mantendo a outra perna na mesma posição, encostando a sola do pé na coxa da perna dobrada. Gire o corpo sobre a perna dobrada e estique os braços nessa direção o máximo que você puder, alongando o tronco, apoiando as mãos no chão. Sempre inspirando e expirando, mantenha-se nessa posição por dez respirações. Volte à posição inicial e faça o mesmo exercício com a outra perna.

Auxílio da prática da yoga para iniciantes no fortalecimento da coluna vertical

A coluna vertebral é composta por 33 vértebras e 4 curvaturas — lombar, cervical, torácica e pélvica — e é ela que sustenta os membros do corpo e a cabeça, além de ser o eixo dos pontos energéticos do corpo.

Siga o exercício abaixo para fortalecer a coluna e aliviar dores de postura e outros problemas nessa região.

Exercício: deite de costas sobre o tapete para yoga, ajeite suas costas, alinhe a região pélvica e a cabeça.  Segure os joelhos com as duas mãos, puxando-os na direção do peito sem forçar, e faça vinte respirações nessa posição. Este exercício é ótimo para fazer pela manhã e no final do dia.

A yoga para quem viaja muito

Como você já sabe, a yoga desenvolve a flexibilidade, o fortalecimento do corpo, o relaxamento profundo, a tranquilidade mental, a concentração e a clareza de pensamento. Para quem viaja muito, esses benefícios são muito importantes.

Quem não fica com dores lombares por causa do assento do avião, ou com quadris duros e sentindo-se estressado, mesmo em uma viagem de carro?

Como a prática da yoga não requer aparelhos, apenas o tapete ou algo para substituí-lo, você poderá praticar a yoga em qualquer lugar: no quarto do hotel ou no jardim de uma praça; na praia; ao lado de uma cachoeira ou à beira de um rio; use a sua imaginação.

Se você for para outras cidades ou até mesmo para outro país, poderá aprender outras práticas da yoga, conhecer outros praticantes, fazer amigos e compartilhar qualidade de vida.

Além de todos esses benefícios que acabamos de citar, a prática da yoga também ajuda no emagrecimento, reforça a memória, melhora o desempenho sexual, ajuda na qualidade do sono, diminui problemas respiratórios e proporciona outros tantos benefícios que você irá descobrir com o passar do tempo.

Vimos sobre prática da yoga para iniciantes e os seus benefícios, como melhor qualidade de vida e até mesmo melhora na sua forma de pensar e agir. Saiba também por que a yoga vem ganhando cada vez mais adeptos!

Deixe uma resposta

Próximo artigoSalar de Uyuni: Crie Seu Roteiro Para o Deserto de Sal da Bolívia