Aprenda a evitar problemas que podem surgir no Caminho de Santiago

Os Caminhos de Santiago passam por cerca de dez países da Europa Ocidental e atraem, todos os anos, milhares de pessoas para a cidade de Santiago de Compostela, onde estão as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Considerada um Patrimônio da Humanidade, a trilha é uma verdadeira experiência espiritual e cultural.

Porém, ainda que seja um destino para aqueles que desejam repensar suas vidas ou simplesmente admirar as riquezas culturais de todo o percurso, o Caminho não é livre de problemas.

Estima-se que a caminhada leve cerca de 32 dias, o que é um esforço físico enorme para algumas pessoas. Além disso, como em qualquer lugar, há relatos de violência.

Quer entender quais são os principais percalços do Caminho de Santiago e como se preparar para alguns deles? Veja o que preparamos para você!

Continue lendo…

Conheça os lugares imperdíveis para fazer um mochilão na Europa

Fazer um tour pelos países do antigo continente europeu e conhecer culturas completamente diferentes daquelas com as quais estamos acostumados é, geralmente, o sonho dos apaixonados por viagensSe você é um desses, prepare-se para fazer um mochilão na Europa depois dos 6 lugares fantásticos e imperdíveis que verá no post de hoje!

Começando pelos destinos do Oeste Europeu, confira 3 países que têm em comum festivais famosos mundialmente, cervejas de altíssima qualidade, arquiteturas históricas e muita arte. Continue a leitura para saber mais!

Continue lendo…

Como evitar bolhas nos pés e machucados ao caminhar?

Caminhar pode trazer diversos benefícios à saúde. A atividade ajuda a controlar a pressão arterial, melhora a circulação, diminui a ansiedade e deixa uma sensação de bem-estar. No entanto, tudo isso pode ir por água abaixo se o ato de caminhar deixar os pés feridos, não é verdade?

Para quem faz trilhas ou caminhadas, evitar bolhas nos pés e outros machucados é essencial.

As bolhas e lesões podem ser bastante incômodas, especialmente quando infeccionam, mas é possível tomar precauções para não precisar conviver com elas. Pensando nisso, o post de hoje te ajudará a entender como e porque as bolhas surgem, trazendo dicas de como evitá-las e, assim, tornar sua caminhada mais confortável.

Continue lendo…

Saiba como e onde fazer as necessidades fisiológicas em uma mata

Quem nunca durante um hiking ou trekking sentiu aquela vontade urgente de se aliviar? Ou, em meias palavras: fazer o número 2, defecar, o famoso cocô. Isso é normal e não deve ser tabu para ninguém, principalmente para os trilheiros!

Mas também sabemos a importância de preservar a vida silvestre, os rios e lagos da região da trilha. Por isso, vamos deixar o constrangimento de lado e falar sobre o assunto.

Separamos uma série de regras e informações práticas que ajudarão você a saber como proceder para fazer suas necessidades fisiológicas em matas e trilhas, sem colocar a fauna, a flora e, claro, a sua saúde e a dos outros trilheiros em risco. Leia o post e saiba mais!

Continue lendo…

Confira roteiros gastronômicos para fazer na Estrada Real

Na Estrada Real, há quem viaje pelas paisagens deslumbrantes, pelas cachoeiras aos montes ou pelas apaixonantes construções históricas. Não importa qual é seu roteiro preferido — a boa gastronomia estará presente!

Afinal, a comida mineira já ganhou terreno e admiradores em todo o país — e o berço de todas essas delícias é a Estrada Real. Do ora-pro-nóbis ao pastel de angu, passando por vinhos de uvas estrangeiras ou da nacionalíssima jabuticaba, o paladar vibra com vários os roteiros gastronômicos possíveis na viagem.

Quer ficar por dentro das melhores harmonizações e roteiros? Confira nossas recomendações!

Continue lendo…