Quais os principais cuidados ao acampar com a família?

Sabia que, em 2010, as crianças brasileiras eram as que gastavam mais tempo na frente de televisão e computador no mundo? Foram 18,3 horas por semana só conectadas à internet. Parece exagero, mas, quando comparadas às 5,6 horas que jovens passam conectados no Japão, percebemos como é bastante.

Acampar com a família, então, parece ser a opção perfeita para juntar atividade fora das telas e passar tempo juntos. Você tem dúvidas se os pequenos animarão? Saiba, então, que 8 em cada 10 crianças sentem que passam tempo demais online. Se até as crianças sentem que estão muito conectadas, por que não abrir as portas e correr para a natureza?

Vamos checar, então, os principais cuidados ao acampar. Assim você terá certeza de oferecer a melhor atividade para a criançada e de passar um ótimo tempo em família. Confira!

Continue lendo…

Entenda a importância de se preparar fisicamente para uma atividade esportiva

Praticar atividades esportivas significa cuidar do corpo e da mente. E se os exercícios escolhidos tiverem a natureza como cenário, melhor ainda! Seja caminhar, correr, pedalar, escalar — todas essas atividades são válidas para quem quer mais qualidade de vida e saúde.

Porém, isso não significa colocar o primeiro par de calçados que encontrar no armário e sair andando por aí, certo? Será que o seu condicionamento físico está adequado para encarar essas atividades? Antes de praticá-las, é preciso averiguar se está tudo certo com você, a fim de garantir uma prática segura e que só traga bons resultados.

Ficou pensativo? Fique tranquilo! Hoje vamos falar justamente sobre a importância do preparo físico para as atividades esportivas. Isso não quer dizer que você precisa ser um atleta, já que as práticas podem ter diversos níveis de dificuldade. Ou seja, com os cuidados certos, qualquer um pode ser adepto. Continue a leitura para saber por que é importante investir no preparo físico e o que deve ser feito para melhorar!

Continue lendo…

Saiba o que levar para comer em um percurso de trekking

Caminhadas individuais ou em grupo, por trilhas e montanhas com paisagens espetaculares, unindo uma atividade física prazerosa ao contato com a natureza.

Se interessou? Então você precisa experimentar o trekking, uma modalidade de caminhada extremamente democrática, que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade ou nível de condicionamento físico.

Seja em percursos de curta duração ou trajetos mais longos, que incluem pernoite no local, é importante planejar cuidadosamente todos os aspectos do trekking — das meias e dos calçados ideais para a atividade até o tipo de alimentação a ser levado.

É exatamente desse assunto que vamos tratar agora, indicando o que deve ser incluído na sua bagagem para um percurso de trekking (considerando a nutrição necessária), além dos cuidados necessários com a saúde e o meio ambiente durante a caminhada. Acompanhe:

Continue lendo…

Veja o que fazer para acampar próximo à beira de rios

Entrar em contato com a natureza, em um momento de lazer e relaxamento, é o programa preferido de muitas pessoas nos finais de semana e nas férias. Uma das maneiras mais intensas de sentir o contato com a Terra é saindo do conforto de nossos lares e partindo para a aventura em campings, trilhas e viagens no meio do mato.

Acampar é um passatempo revigorante, assim como tomar um belo banho de rio. É muito comum que alguns turistas escolham acampar próximo aos locais com água, e a época das altas temperaturas só deixa a ideia ainda mais atrativa.

Apesar de parecer diversão na certa, montar barracas perto das margens de rios, lagos ou praias exige muito respeito à natureza e cuidado.

A sabedoria e a prudência são os melhores artifícios que um aventureiro pode ter. Por isso, dedicamos este post a explicar um pouco mais sobre as melhores práticas para quem pretende acampar à beira d’água. Confira!

Continue lendo…

Saiba o que levar na mochila em um mochilão

No momento de fazer um mochilão, muitas coisas devem ser levadas em conta e planejadas. Uma delas é, sem dúvidas, o que levar na mochila.

A seleção do que carregar precisa ser realizada de acordo com as características climáticas dos destinos traçados, bem como possíveis equipamentos para a prática de esportes e necessidades particulares do mochileiro.

Para tanto, a primeira coisa a se fazer é elaborar uma lista, partindo dos itens básicos e indispensáveis e finalizando com os menos importantes ou supérfluos. Dessa forma, o viajante poderá analisar o que é realmente essencial para seu mochilão e evitar dificuldades ao longo do caminho.

Pensando em ajudar nessa tarefa, neste post, falaremos sobre maneiras práticas de planejar a bagagem para esse tipo de viagem. Veja mais a seguir!

Continue lendo…